12/12/2013 12:09

Confira as datas de pagamento do INSS em 2014

Veja a tabela oficial com o calendário dos depósitos de pensões, auxílios e aposentadorias

Por: Juca Guimarães
juca.guimaraes@diariosp.com.br

Foi divulgado nesta quarta no Blog da Previdência Social (http://blog.previdencia.gov.br) o calendário oficial de pagamento dos benefícios do ano que vem.

Ao todo, o INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social) paga cerca de 31 milhões de benefícios, sendo 25 milhões créditos previdenciários (aposentadorias e pensões), 856 mil acidentários (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) e 4,1 milhões assistenciais.

A regra de pagamento é a mesma dos anos anteriores, ou seja, quem tem direito ao benefício com valor igual ou menor que o salário mínimo e final de cartão de 1 a 5 recebe antecipado, nos últimos cinco dias úteis do mês anterior.

Para os segurados que recebem o piso da Previdência e têm o cartão de pagamento com final entre 6 e 0, o pagamento acontece nos cinco primeiros dias úteis do mês.

Acima do mínimo/ Os créditos com valor acima do salário mínimo, que hoje é de R$ 678, recebem no início do mês, entre o primeiro e o quinto dias úteis, de acordo com o final do cartão. São pagos dois finais de benefícios por dia.

MAIS:
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Segurado pode tirar dúvidas pelo telefone
Para tirar dúvidas sobre a data de pagamento do benefício, o segurado pode ligar para a central de atendimento do INSS no número 135. A ligação é gratuita de telefone fixo. De celular, é cobrada a taxa de uma ligação local.
 
69% 
dos segurados recebem o salário mínimo do INSS
Dados devem ser atualizados no banco
Para atualizar os dados cadastrais do segurado no INSS, os bancos fazem a comprovação de vida do aposentado. Essa verificação é feita uma vez por ano junto com o pagamento do benefício. 

Benefício novo é pago com valor acumulado
Para os benefícios concedidos recentemente, o crédito  é diferente. No primeiro mês, é pago o valor acumulado desde a data da solicitação do crédito.

Compartilhe: