26/02/2014 20:17

Alternativas para quem não curte carnaval

Paranapiacaba é opção de passeio para quem nem quer ouvir falar na Folia. Tranquilidade é garantida


Belas paisagens, clima de tranquilidade e muito contato com a natureza / Divulgação


Por: Maria do Carmo Caçador/ Agência BOM DIA

Encravada na Mata Atlântica, a Vila de Paranapiacaba encanta pelas belezas naturais, trilhas, cachoeiras e o clima histórico de origem inglesa. A Vila Ferroviária de Paranapiacaba tem forte influência britânica devido a ocupação inglesa na Serra do Mar para construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do século XIX.

Por isso, entre as atrações da Vila destacam-se o circuito museológico, como os museus Castelo e Funicular, que resgatam a história da ferrovia, o passeio de maria-fumaça, com acesso pela passarela, a visita à casa-grande, onde se tem a bela visão de toda Paranapiacaba e a exuberante beleza natural.

Além dos registros históricos, a Vila de Paranapiacaba oferece uma série de atrações como visitas às trilhas naturais. O Parque Nascentes de Paranapiacaba conta com trilhas monitoradas em meio à Mata Atlântica, uma opção para quem prefere o contato com a natureza. São 400 hectares de pura beleza.

Trilhas/ Atualmente o parque possui cinco trilhas abertas a visitação: A Trilha das Hortênsias pode ser percorrida em meia hora e o visitante pode observar plantas ornamentais exóticas. Em mais meia hora de caminhada, a Trilha dos Gravatás permite ao turista curtir o trajeto à sobra das copas das árvores.

Com um pouco mais de tempo, cerca de uma hora de caminhada, a Trilha da Pontinha começa na estrada de Paranapiacaba e vai até a via de manutenção para o Tanque do Gustavo.

Mirante/ A Trilha do Mirante acompanha a encosta da serra e pode ser percorrida em uma hora. Durante o percurso há o mirante que está a 1.000 km de altitude e proporciona uma bela visão da Baixada Santista.

A Trilha da Comunidade pode ser feita em duas horas e tem um grau de dificuldade considerável. Deve ser praticado por quem já tem experiência em caminhadas na mata.

Para receber o turista, a Vila de Paranapiacaba dispõe ainda de serviços como hospedagem, alimentação e monitoria cultural e ambiental.

QUEM ATENDE
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Largo dos Padeiros, s/nº, Parte Baixa, Paranapiacaba, Santo André , SP
Tel: 4439-0237
E-mail: turismo@santoandre.sp.gov.br

Compartilhe: