Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

A espetacular orquídea olho-de-boneca, uma das mais fáceis de cuidar: veja o manual completo

Montes Claros, 6 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A orquídea olho-de-boneca é uma das mais fáceis de cultivar, sendo indicada inclusive, para orquidófilos iniciantes. A capacidade de suportar mudanças drásticas de temperatura, é uma grande característica desta planta. Além disso, produz flores maravilhosas por um período mais extenso que as outras de sua espécie.

A orquídea olho-de-boneca é do tipo epífita, e pertence ao gênero Dendrobium nobile. Devido a sua genética, tem sido utilizada como matriz para gerar híbridos mais resistentes, há muitos anos. Na tradição chinesa, a espécie é tida como uma das 50 plantas medicinais mais importantes. Assim sendo, conheça mais sobre as características da planta e veja sobre o cultivo:

Orquídea olho-de-boneca: Curiosidades e cultivo

As flores da orquídea olho-de-boneca possuem uma certa semelhança como o membro do brinquedo, e daí vem o seu apelido. O seu nome traduzido do latim significa notável, e ela não ultrapassa os 40 cm de altura. Portanto, é uma planta de porte médio. Há relatos desta espécie vivendo a exatos 2000 metros acima do nível do mar, o que prova a sua alta capacidade de adaptação.

orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro
orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro

Pode plantar a orquídea-olho-de boneca na terra?

Por se tratar de uma orquídea do tipo epífita, se for plantada diretamente na terra, logo morrerá. Dessa forma, a primeira dica seria cultivá-la diretamente em um tronco de um árvore viva. Para isso, basta colocar um pouco de esfagno entre a raiz da planta e o tronco. Em seguida, utilize sisal, ou barbante para fixá-la.

É bom cultivar em vaso?

Para o cultivo em vaso, use um substrato leve e de fácil drenagem, por exemplo: fibras de coco, carvão vegetal e cascas de pinus. Uma mistura de dois destes materiais, já seria o suficiente. Entretanto, caso você ainda esteja inseguro (a), o Agro Notícias recomenda adquirir o substrato para orquídeas epífitas em uma floricultura e pronto! Vasos de plástico, terracota e madeira são os mais indicados.

orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro
orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro

Quando floresce

Sua floração dura cerca de 30 dias e se dá no final do outono, ou início da primavera. Cada pé pode chegar a produzir cerca de 100 flores com cores diferentes. As mais comuns são: brancas, amarelas, lilás e brancas com o centro roxo ou marrom. Além disso, exalam um perfume suave e doce no ar.

orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro
orquídea olho de boneca-Foto Canva Pro

Quando regar e adubar?

Faça a rega da orquídea olho-de-boneca de forma tímida, isto é, uma vez por semana durante o inverno e 2 vezes nos meses mais quentes do ano. Em suma, o substrato deve estar bem seco antes da irrigação. Por fim, no outono, faça adubação com fertilizante orgânico, tipo a farinha de osso ou torta de mamona. Realize o procedimento um dia após a rega e veja a orquídea olho de boneca explodir de flores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais