Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

A planta gardênia deixa a casa perfumada o dia todo: saiba como cultivar e dê adeus aos aromatizantes

Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Chega de sprays e aromatizantes! A planta gardênia deixa o seu espaço com um aroma delicioso o dia todo. Além disso, o perfume produz um efeito relaxante, que torna o ambiente ainda mais aconchegante. Ficou curioso? Veja mais sobre as características da espécie e aprenda como cultivar.

A gardênia é uma planta de origem asiática que chama a atenção pela sua beleza. Além do perfume suave, produz lindas flores brancas, perfeitas para buquês e arranjos. Em algumas regiões a espécie é conhecida como jasmim-do-cabo ou simplesmente jasmim. Em suma, a planta é de fácil cultivo e não requer solos especiais.

Planta gardênia perfumada: curiosidades e cultivo

Para algumas pessoas, a gardênia é simplesmente uma espécie ornamental, que representa a sinceridade, pureza, amor e sensibilidade. Já para outras, trata-se de uma planta comestível, perfeita para incrementar saladas, picles, chás e geleias. Nesse sentido, vale lembrar que a jasmim-do-cabo tem propriedades medicinais e é muito utilizada em fármacos para gripe, inclusive.

gardênia-Foto Canva Pro
gardênia-Foto Canva Pro

Gardênia na aromaterapia?

Sim, a gardênia tem conquistado o seu espaço nas sessões de aromaterapia. Isso se deve ao efeito relaxante que o seu aroma produz. Aliás, dizem que o perfume da planta traz outros benefícios como a melhora na qualidade do sono e o humor.

Como cultivar a gardênia em vaso

A jasmim-do-cabo se desenvolve melhor em um solo relativamente ácido e de fácil drenagem. Desse modo, basta misturar areia, terra vegetal e esterco de gado. Para o plantio em vaso, escolha um que tenha a boca larga e que meça, no mínimo, 25 cm de profundidade. Coloque algumas pedras no fundo do recipiente, preencha com o substrato e deposite as sementes ou a muda da planta.

Pode plantar na terra?

Sim, para isso, revolva o solo duas semanas antes do plantio e faça a mistura da terra conforme orientado no parágrafo anterior. Então, faça uma cova com tamanho suficiente para enterrar as raízes ou os grãos. O Agro Notícias lembra que quando cultivada diretamente no chão, a gardênia pode chegar aos dois metros de altura.

gardênia-Foto Canva Pro
gardênia-Foto Canva Pro

Deixar no sol ou na sombra?

Existem aproximadamente 250 espécies de gardênias no mundo, contudo, a forma de cultivo é a mesma. Assim, o primeiro ponto a observar é o local de armazenamento, pois, como se trata de uma variedade que está acostumada a luz direta do sol, é preciso deixá-la em um local bem iluminado. Portanto, mantenha o vaso próximo às janelas.

Precisa regar a gardênia todos os dias?

O cultivo em vaso requer poucas regas, já que o recipiente retém a umidade por um período maior. Dessa forma, espere o substrato secar totalmente e, assim, faça a irrigação. O plantio no solo faz com que a gardênia perca mais água que o normal, portanto, neste caso, regue diariamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais