A planta gardênia deixa a casa perfumada o dia todo: saiba como cultivar e dê adeus aos aromatizantes
Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Chega de sprays e aromatizantes! A planta gardênia deixa o seu espaço com um aroma delicioso o dia todo. Além disso, o perfume produz um efeito relaxante, que torna o ambiente ainda mais aconchegante. Ficou curioso? Veja mais sobre as características da espécie e aprenda como cultivar.
A gardênia é uma planta de origem asiática que chama a atenção pela sua beleza. Além do perfume suave, produz lindas flores brancas, perfeitas para buquês e arranjos. Em algumas regiões a espécie é conhecida como jasmim-do-cabo ou simplesmente jasmim. Em suma, a planta é de fácil cultivo e não requer solos especiais.
Planta gardênia perfumada: curiosidades e cultivo
Para algumas pessoas, a gardênia é simplesmente uma espécie ornamental, que representa a sinceridade, pureza, amor e sensibilidade. Já para outras, trata-se de uma planta comestível, perfeita para incrementar saladas, picles, chás e geleias. Nesse sentido, vale lembrar que a jasmim-do-cabo tem propriedades medicinais e é muito utilizada em fármacos para gripe, inclusive.

Gardênia na aromaterapia?
Sim, a gardênia tem conquistado o seu espaço nas sessões de aromaterapia. Isso se deve ao efeito relaxante que o seu aroma produz. Aliás, dizem que o perfume da planta traz outros benefícios como a melhora na qualidade do sono e o humor.
Como cultivar a gardênia em vaso
A jasmim-do-cabo se desenvolve melhor em um solo relativamente ácido e de fácil drenagem. Desse modo, basta misturar areia, terra vegetal e esterco de gado. Para o plantio em vaso, escolha um que tenha a boca larga e que meça, no mínimo, 25 cm de profundidade. Coloque algumas pedras no fundo do recipiente, preencha com o substrato e deposite as sementes ou a muda da planta.
Pode plantar na terra?
Sim, para isso, revolva o solo duas semanas antes do plantio e faça a mistura da terra conforme orientado no parágrafo anterior. Então, faça uma cova com tamanho suficiente para enterrar as raízes ou os grãos. O Agro Notícias lembra que quando cultivada diretamente no chão, a gardênia pode chegar aos dois metros de altura.

Deixar no sol ou na sombra?
Existem aproximadamente 250 espécies de gardênias no mundo, contudo, a forma de cultivo é a mesma. Assim, o primeiro ponto a observar é o local de armazenamento, pois, como se trata de uma variedade que está acostumada a luz direta do sol, é preciso deixá-la em um local bem iluminado. Portanto, mantenha o vaso próximo às janelas.
Precisa regar a gardênia todos os dias?
O cultivo em vaso requer poucas regas, já que o recipiente retém a umidade por um período maior. Dessa forma, espere o substrato secar totalmente e, assim, faça a irrigação. O plantio no solo faz com que a gardênia perca mais água que o normal, portanto, neste caso, regue diariamente.