Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Adubo caseiro para orquídea explodir de flores: faça em menos de 10 minutos e com poucos ingredientes

Montes Claros, 07 de julho de 2022; por Diego Rodrigues- Sua orquídea não está conseguindo produzir flores? Então, você está no lugar certo! Pois hoje vamos ensinar como preparar um poderoso adubo caseiro para fazer qualquer orquídea explodir de flores. Acredite, você ficará surpreso com a facilidade e os resultados do processo!

Quem é pai ou mãe de orquídeas deve saber que a falta de nutrientes no substrato atrapalha, e muitas vezes impede, a sua floração. Além disso, afeta o sistema imune da planta, propiciando o ataque de fungos e bactérias. Estes, por sua vez, danificam as raízes e folhas provocando uma morte lenta. Entretanto, tudo isso pode ser evitado com esse adubo caseiro poderoso.

Adubo caseiro para orquídea florir

Não há uma regra sobre qual é a melhor época para fazer a adubação da orquídea. Contudo, nós do Agro Notícias recomendamos fazer a fertilização após o período de dormência da planta. Ou seja, cerca de 30 dias após a queda das últimas flores. No entanto, se a sua pequena estiver debilitada pela falta de nutrientes, faça uma adubação a cada 15 dias, até ela se recuperar.

adubo caseiro-Foto Canva Pro
adubo caseiro-Foto Canva Pro

Bomba de potássio com sementes de girassol e abóbora

Não é atoa que esta receita está na primeira posição da nossa seleção, pois as sementes secas de girassol e abóbora, vão fornecer altas quantidades de potássio, cálcio e fósforo à planta. Sendo assim, primeiro, adquira 300 g de cada item em um mercado (não use sementes frescas). Em seguida, bata tudo no liquidificador até virar uma farinha. Por fim, a cada 50 dias, adicione 1 colher de sopa do adubo à terra, e veja o resultado!

adubo caseiro-Foto Canva Pro
adubo caseiro-Foto Canva Pro

Dica extra: Adubo caseiro com água de coco e mel

Por ser uma grande fonte de fósforo, esse adubo caseiro vai acelerar e aumentar a floração da sua filhota. Além disso, o potássio e as vitaminas da casca de banana ajudarão a manter a orquídea saudável, após o período das flores. Veja os ingredientes necessários:

  • ½ litro de água filtrada;
  • 100 ml de água de coco natural.
  • Uma canela em pau;
  • 2 xícaras de cascas de bananas;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver e, assim que entrar em ebulição, adicione a de coco e a canela em pau. Assim, acrescente as cascas de banana, o mel e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutinhos. Coe em seguida e está pronto!

Como aplicar na orquídea?

Espere o substrato secar totalmente para aplicar o adubo caseiro. Assim, encha um copo americano (200 ml) e molhe o substrato com o produto. Durante a aplicação, não permita que fertilizantes caiam no caule e flores das orquídeas, pois isso causa queimaduras nas plantas. Por fim, não é necessário repetir o processo mais que uma vez a cada 40 dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais