Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Aprenda como cultivar a flor funcionária em poucos passos: veja do plantio à rega e deixo o seu espaço ainda mais colorido

Montes Claros, 5 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Gosta de cores vívidas e diversificadas em seu jardim? Então a gazânia é a opção ideal para você! Ela é fácil de cuidar, tem boa adaptação, crescimento rápido e floração longa. Portanto, acompanhe este guia completo sobre como cultivar a flor funcionária em casa, e dê uma nova cara ao seu espaço verde.

Aprender como cultivar a flor funcionária é uma tarefa muito simples, se comparado ao cultivo de outras espécies exóticas, como orquídeas e lírios, por exemplo. Aliás, basta oferecer um local adequado e um solo fértil à planta, e em poucos meses você terá um lindo “tapete” florido em seu quintal. Sendo assim, veja como criar as condições perfeitas para o desenvolvimento da gazânia.

Como cultivar flor funcionária

A flor funcionária é um vegetal de pequeno porte (de 15 a 20cm de altura), muito utilizada como forração de espaços abertos, ou como borda de passarelas e muros. Quando cultivada em vaso, produz várias touceiras com flores nas cores, branca, vinho, laranja, rosa e amarelo. Por isso, a gazânia é a queridinha de muitos paisagistas e amantes das cores fortes.

como cultivar a flor funcionária-Foto Canva Pro
como cultivar a flor funcionária-Foto Canva Pro

Qual é o melhor solo para a gazânia?

A flor funcionária não é exigente quanto a qualidade do solo. Ou seja, assim como a maioria dos vegetais, ela necessita de um solo rico em matéria orgânica e que seja de fácil drenagem. Nesse sentido, vale fazer uma mistura de terra adubada e areia. Isso serve para o cultivo em vaso, ou diretamente no chão.

Como plantar a flor funcionária?

O plantio por sementes é muito simples, bastando apenas abrir uma cova de 3 cm, depositar e cobrir o grão. A germinação ocorre já na primeira semana. Por outro lado, há também o método de propagação através de estaquias. Para isso, retire um ramo da planta e corte sua extremidade. Em seguida, enfie-o na terra preparada e regue todos os dias, até a planta firmar.

como cultivar a flor funcionária-Foto Canva Pro
como cultivar a flor funcionária-Foto Canva Pro

Onde deixar a planta

Por ser um vegetal de clima quente, a gazânia gosta de muita luz, e prefere o sol pleno e temperaturas acima dos 18°C. No entanto, se você está cultivando através de sementes, nos do Agro Notícias recomendamos deixar o vaso em um local de meia-sombra, até as primeiras 6 semanas. Após isso, exponha a planta à luz direta do sol.

Como regar a gazânia?

Na fase inicial, faça a rega diária, para manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Já na fase adulta, molhe a terra somente quando estiver totalmente seca. Assim, seguindo todos estes passos sobre como cultivar a flor funcionária, na próxima primavera, você poderá ter várias flores lindas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais