Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Aprenda como plantar jaca sem a necessidade de estufas ou viveiros: veja do plantio à colheita

Montes Claros, 4 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- De fato, não há mistérios em aprender como plantar jaca, aliás, dentre as frutíferas, a espécie é uma das mais fáceis de cultivar. Desse modo, a partir de agora mostraremos o que é indispensável para que o pé de jaca se desenvolva saudável e produza vários frutos deliciosos.

Se você quer aprender como plantar jaca apenas para satisfazer o seu paladar, saiba que além disso, o consumo da fruta traz outros benefícios. Ou seja, por ser rica em nutrientes como ferro, potássio, fósforo, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B, a jaca é uma grande aliada da saúde, principalmente do sistema imune. Sendo assim, prepare luvas e pá, e vamos começar!

Como plantar jaca

A jaca é originária da Índia, onde também é utilizada como matéria-prima para a produção de aguardente. O curioso é que até mesmo suas sementes são comestíveis, podendo ser consumidas na forma de farinha, assadas ou cozidas. Por se tratar de um vegetal de clima tropical, a planta se desenvolve bem em grande parte do nosso país e alguns frutos podem chegar a 60 quilos.

como plantar jaca-Foto Canva Pro
como plantar jaca-Foto Canva Pro

Plantar sementes ou mudas?

Embora seja totalmente possível cultivar a jaca através de sementes, o plantio através de mudas é o mais recomendado, pois a planta já passou do período mais sensível. Assim, as chances de sucesso são grandes e o processo se torna mais rápido. Desse modo, o Agro Notícias recomenda adquirir uma muda que já esteja com, no mínimo, 25 cm de altura.

Qual é a melhor época para plantar

Com certeza, o início das estações chuvosas é o período ideal para o plantio da jaca. No entanto, isso deve ser feito em dias ensolarados, onde o solo esteja bem quente e seco. Aliás, a jaca necessita de um solo fértil, e de fácil drenagem para se desenvolver. Veja como preparar o solo:

Como preparar o solo para o cultivo

Primeiro, identifique uma área de pleno sol em seu quintal e revolva a terra. Em seguida, misture esterco bovino e areia ao solo. Isso deve ser feito com dois meses de antecedência, para que a terra tenha tempo de absorver todos os nutrientes. Molhe esta área todos os dias.

como plantar jaca-Foto Canva Pro
como plantar jaca-Foto Canva Pro

Como plantar a muda da jaca

Primeiro, no local onde a terra foi preparada, faça uma cova de 60 x 60 x 60 centímetros. Então, retire a muda do saco plástico e deposite no buraco. Tome cuidado para não danificar as raízes nessa hora. Assim, cubra o torrão da planta com a terra retirada do buraco e faça uma rega.

Sobre os cuidados após o cultivo e a colheita

Até a planta atingir a fase adulta, faça uma rega por dia, apenas para manter o solo sempre úmido. Além disso, adicione mais esterco de gado à terra a cada 12 meses. Por fim, seguindo este passo a passo sobre como plantar jaca à risca, entre 3 e 4 anos você já poderá se deliciar com os frutos do seu trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais