Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Areca-bambu: bonita e mais resistente que a palmeira ráfis; aprenda como cultivá-la em poucos passos

Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Quem gosta de usar palmeiras na ornamentação de jardins, precisa conhecer a perfeição que é a areca-bambu. Esta planta é linda e muito mais resistente que a ráfis. Além disso, é extremamente fácil de cultivar e se desenvolve bem em ambientes internos e externos, ou seja, a planta é um combo de benefícios.

A palmeira areca-bambu é originária de Madagascar. Ela cresce em forma de coqueiro, o que dá uma aspecto tropical e moderno ao ambiente. Sim, a planta cabe perfeitamente naquele espaço que você reservou aí em sua sala ou em volta da piscina. Aliás, há uma crença de que a areca seja capaz de renovar a energia do local em pouco tempo. Faça o teste e surpreenda-se com o resultado.

Como cultivar a palmeira areca-bambu

A palmeira areca-bambu é uma das poucas plantas que possuem a capacidade de absorver partículas de substâncias tóxicas no ar. Por isso, mantê-la dentro de casa faz muito bem à saúde.
Ao contrário de algumas espécies como a zamioculca, esta não oferece riscos aos animais domésticos e crianças, já que não produz seiva venenosa. A seguir, veja várias dicas sobre cultivar essa maravilha.

areca-bambu-Foto Canva Pro
areca-bambu-Foto Canva Pro

Qual é o melhor vaso?

Tenha em mente que o tamanho do vaso determina as dimensões da planta. Desse modo, escolha recipientes que tenham, no mínimo, 40 cm de profundidade, não menos que isso. Dê preferências a materiais como plástico, fibras ou cimento, já que o barro retém a umidade por mais tempo. Além disso, coloque pedriscos ou cacos de telhas, para ajudar a drenar a água.

areca-bambu-Foto Canva Pro
areca-bambu-Foto Canva Pro

Como é feito o plantio

Na fase adulta, a areca-bambu produz algumas touceiras ao redor do caule principal. Portanto, é esta parte que deve ser retirada e transplantada para um vaso com terra preta, areia e esterco. Além disso, é possível fazer o cultivo através de sementes, adquiridas em sites ou floriculturas. Porém, a germinação demora cerca de 6 meses, o que pode não ser uma boa opção. A propósito, o Agro Notícias lembra que a areca pode chegar aos 9 metros de altura, se for plantada diretamente no chão.

Pode deixar a areca-bambu no sol o dia todo?

Sim, porém, as suas folhas ficarão com uma coloração mais amarelada, o que não significa que a planta esteja doente. Por outro lado, se for mantida em um local de meia-sombra, como varandas, áreas gourmets e próximo a janelas, o verde brilhante será a sua cor predominante.

areca-bambu-Foto Canva Pro
areca-bambu-Foto Canva Pro

Quando adubar e como regar?

No início do verão, adicione mais um pouco de esterco de gado ou de aves à terra do vaso. Mas, caso o estrume seja difícil de encontrar em sua cidade, substitua-o por húmus de minhoca. Por fim, faça a rega da areca-bambu em dias alternados ou apenas quando perceber que o solo está completamente seco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais