Areca-bambu: bonita e mais resistente que a palmeira ráfis; aprenda como cultivá-la em poucos passos
Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Quem gosta de usar palmeiras na ornamentação de jardins, precisa conhecer a perfeição que é a areca-bambu. Esta planta é linda e muito mais resistente que a ráfis. Além disso, é extremamente fácil de cultivar e se desenvolve bem em ambientes internos e externos, ou seja, a planta é um combo de benefícios.
A palmeira areca-bambu é originária de Madagascar. Ela cresce em forma de coqueiro, o que dá uma aspecto tropical e moderno ao ambiente. Sim, a planta cabe perfeitamente naquele espaço que você reservou aí em sua sala ou em volta da piscina. Aliás, há uma crença de que a areca seja capaz de renovar a energia do local em pouco tempo. Faça o teste e surpreenda-se com o resultado.
Como cultivar a palmeira areca-bambu
A palmeira areca-bambu é uma das poucas plantas que possuem a capacidade de absorver partículas de substâncias tóxicas no ar. Por isso, mantê-la dentro de casa faz muito bem à saúde.
Ao contrário de algumas espécies como a zamioculca, esta não oferece riscos aos animais domésticos e crianças, já que não produz seiva venenosa. A seguir, veja várias dicas sobre cultivar essa maravilha.

Qual é o melhor vaso?
Tenha em mente que o tamanho do vaso determina as dimensões da planta. Desse modo, escolha recipientes que tenham, no mínimo, 40 cm de profundidade, não menos que isso. Dê preferências a materiais como plástico, fibras ou cimento, já que o barro retém a umidade por mais tempo. Além disso, coloque pedriscos ou cacos de telhas, para ajudar a drenar a água.

Como é feito o plantio
Na fase adulta, a areca-bambu produz algumas touceiras ao redor do caule principal. Portanto, é esta parte que deve ser retirada e transplantada para um vaso com terra preta, areia e esterco. Além disso, é possível fazer o cultivo através de sementes, adquiridas em sites ou floriculturas. Porém, a germinação demora cerca de 6 meses, o que pode não ser uma boa opção. A propósito, o Agro Notícias lembra que a areca pode chegar aos 9 metros de altura, se for plantada diretamente no chão.
Pode deixar a areca-bambu no sol o dia todo?
Sim, porém, as suas folhas ficarão com uma coloração mais amarelada, o que não significa que a planta esteja doente. Por outro lado, se for mantida em um local de meia-sombra, como varandas, áreas gourmets e próximo a janelas, o verde brilhante será a sua cor predominante.

Quando adubar e como regar?
No início do verão, adicione mais um pouco de esterco de gado ou de aves à terra do vaso. Mas, caso o estrume seja difícil de encontrar em sua cidade, substitua-o por húmus de minhoca. Por fim, faça a rega da areca-bambu em dias alternados ou apenas quando perceber que o solo está completamente seco.