Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Chá de cavalinha: conheça 3 benefícios que essa bebida pode te oferecer

Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Hévila Meireles — Conhecida cientificamente como Equisetum arvense, a cavalinha é uma planta herbácea da família Equisetaceae. Além disso, milho-de-cobra e erva-canudo são alguns dos seus nomes populares. Os benefícios do chá de cavalinha estão relacionados as suas propriedades diuréticas, adstringentes, calmantes, digestivas e nutritivas.

O chá de cavalinha é uma bebida muito usada desde a antiguidade por pessoas que possuíam retenção de líquido, devido as suas propriedades diuréticas. Porém, não é por ser natural, que pode ser ingerido à vontade, pois pode ter efeitos colaterais se utilizado em excesso.

3 principais benefícios do chá de cavalinha

De acordo com Samantha Cerquetani, em colaboração para o site Viva Bem, da UOL, em 20 de outubro de 2020, o chá de cavalinha apresenta alguns benefícios em estudo, como a melhora na saúde óssea, a diminuição de inflamações e o auxílio no controle do diabetes. Sabendo disso, o DiárioSP de hoje irá te mostrar mais alguns benefícios da utilização desse chá.

"Principais

1. Possui efeito diurético

Por possuir propriedades diuréticas, o chá de cavalinha ajuda a eliminar o excesso de líquido no organismo, o que é útil para regular a pressão arterial e o peso. Porém, para pessoas que têm retenção hídrica, e querem obter o benefício da diurese, é ideal utilizar essa bebida eventualmente, já que o uso frequente pode causar efeitos colaterais.

2. Ajuda a reduzir o fluxo menstrual

O chá pode ajudar na redução do fluxo menstrual e facilitar esse período em mulheres que tem o fluxo muito elevado. Para isso, é ideal utilizar a bebida 2 dias antes do início da menstruação e nos primeiros dois dias do inicio do fluxo. Além disso, o chá de cavalinha também é capaz de auxiliar no tratamento de hemorragias no estômago e no nariz.

3. Auxilia na digestão

A bebida é também um excelente digestivo, pois auxilia na digestão dos alimentos e estimula a produção de enzimas digestivas. Do mesmo modo, o chá é uma boa fonte de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por isso, é ideal para pessoas que sofrem com anemia, inchaço, osteoporose, prisão de ventre e enxaqueca.

Contraindicações do chá de cavalinha

É importante lembrar que a bebida possui cafeína, por isso, pessoas sensíveis à substância ou que sofram com insônia ou nervosismo não devem consumi-lo. Além disso, mulheres grávidas, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca e pessoas com pressão baixa não devem fazer uso da bebida.

Como fazer o chá de cavalinha

Para o preparo do chá de cavalinha, coloque 1 colher de sopa do talo seco da erva em 250 ml de água fervente. Em seguida, tampe e deixe repousar por 15 minutos. Por fim, coe e a sua bebida já está pronta. O ideal é tomar até duas xícaras por dia, preferencialmente antes das refeições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais