Chá de cavalinha: conheça 3 benefícios que essa bebida pode te oferecer
Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Hévila Meireles — Conhecida cientificamente como Equisetum arvense, a cavalinha é uma planta herbácea da família Equisetaceae. Além disso, milho-de-cobra e erva-canudo são alguns dos seus nomes populares. Os benefícios do chá de cavalinha estão relacionados as suas propriedades diuréticas, adstringentes, calmantes, digestivas e nutritivas.
O chá de cavalinha é uma bebida muito usada desde a antiguidade por pessoas que possuíam retenção de líquido, devido as suas propriedades diuréticas. Porém, não é por ser natural, que pode ser ingerido à vontade, pois pode ter efeitos colaterais se utilizado em excesso.
3 principais benefícios do chá de cavalinha
De acordo com Samantha Cerquetani, em colaboração para o site Viva Bem, da UOL, em 20 de outubro de 2020, o chá de cavalinha apresenta alguns benefícios em estudo, como a melhora na saúde óssea, a diminuição de inflamações e o auxílio no controle do diabetes. Sabendo disso, o DiárioSP de hoje irá te mostrar mais alguns benefícios da utilização desse chá.
1. Possui efeito diurético
Por possuir propriedades diuréticas, o chá de cavalinha ajuda a eliminar o excesso de líquido no organismo, o que é útil para regular a pressão arterial e o peso. Porém, para pessoas que têm retenção hídrica, e querem obter o benefício da diurese, é ideal utilizar essa bebida eventualmente, já que o uso frequente pode causar efeitos colaterais.
2. Ajuda a reduzir o fluxo menstrual
O chá pode ajudar na redução do fluxo menstrual e facilitar esse período em mulheres que tem o fluxo muito elevado. Para isso, é ideal utilizar a bebida 2 dias antes do início da menstruação e nos primeiros dois dias do inicio do fluxo. Além disso, o chá de cavalinha também é capaz de auxiliar no tratamento de hemorragias no estômago e no nariz.
3. Auxilia na digestão
A bebida é também um excelente digestivo, pois auxilia na digestão dos alimentos e estimula a produção de enzimas digestivas. Do mesmo modo, o chá é uma boa fonte de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por isso, é ideal para pessoas que sofrem com anemia, inchaço, osteoporose, prisão de ventre e enxaqueca.
Contraindicações do chá de cavalinha
É importante lembrar que a bebida possui cafeína, por isso, pessoas sensíveis à substância ou que sofram com insônia ou nervosismo não devem consumi-lo. Além disso, mulheres grávidas, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca e pessoas com pressão baixa não devem fazer uso da bebida.
Como fazer o chá de cavalinha
Para o preparo do chá de cavalinha, coloque 1 colher de sopa do talo seco da erva em 250 ml de água fervente. Em seguida, tampe e deixe repousar por 15 minutos. Por fim, coe e a sua bebida já está pronta. O ideal é tomar até duas xícaras por dia, preferencialmente antes das refeições.