Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Como cultivar tomate-cereja em casa: 4 dicas para fazer o seu tomateiro explodir de tantos frutos

Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Hévila Meireles —  Conhecido cientificamente como Solanum lycopersicum var. cerasiforme, o tomate-cereja recebe esse nome por ser pequeno e vermelho, com uma aparência muito semelhante à cereja. É excelente para saladas e para comer cru. Ele é de crescimento relativamente rápido e, se cultivado corretamente, pode produzir frutos de tamanho pequeno a médio.

Embora seja normalmente usado ​​como vegetal, esse tipo de tomate é, na verdade, um tipo de fruta.  Assim, seguindo o passo a passo corretamente, é possível ter excelentes resultados no cultivo do tomate-cereja, obtendo, dessa forma, frutos mais suculentos, mais doces e maiores e com uma quantidade elevada.

4 dicas para cultivar tomate-cereja

Caso você tenha um espaço maior em sua casa e queira cultivar o tomate-cereja diretamente no solo, sugerimos manter o mesmo espaçamento entre fileiras e aumentar o espaço entre plantas. Desse modo, o Agro Notícias irá te mostrar mais 4 dicas para o cultivo dessa hortaliça.

Dicas para cultivar tomate cereja (Reprodução Canva Pro)
Dicas para cultivar tomate-cereja (Reprodução Canva Pro)

1. Escolha um local ensolarado

Tomate-cereja precisa de muita luz para produzir frutos de qualidade. Escolha um local ensolarado e com bastante espaço para o cultivo. A radiação solar influencia o crescimento da planta como um todo, desde a floração até o crescimento do caule. Além disso, a baixa incidência solar também irá influenciar no sabor do fruto, podendo gerar tomates menos doces e até ocos.

2. Escolha um solo fértil

O solo deve ser fértil e bem drenado. Assim, adicione adubo orgânico ao solo antes de cultivar os tomates. Do mesmo modo, para favorecer o crescimento, cubra o solo com uma camada de folhas. Isso ajudará a manter a umidade e a temperatura adequada. Nesse sentido, é importante salientar que o solo precisa ter boa capacidade de retenção de umidade para que o tomateiro possa ter uma boa produção.

3. Regue diariamente

Como o tomate-cereja é um fruto suculento, é importante regar o tomateiro diariamente. Desse modo, se a terra estiver seca, regue mais vezes por dia. O déficit na irrigação irá prejudicar o crescimento e desenvolvimento do tomateiro, principalmente na fase de floração, que são os períodos mais importantes.

4. Pode os tomates

A poda dos tomates é essencial para estimular a produção de frutos. Então, corte os galhos que estiverem apontando para baixo e deixe apenas dois ou três galhos por planta. Além disso, mantenha os tomates limpos e remova as folhas secas. Essa é uma importante medida para prevenir doenças.

Dicas extras

Uma dica importante é colocar um tutor para que os tomates fiquem erguidos. Isso ajudará a evitar que os frutos caiam. Do mesmo modo, é ideal ter um controle químico para evitar o crescimento de fungos em sua plantação. Para isso, existem diversos produtos no mercado e que podem ser específicos para os vários tipos de fungos, evitando, assim, o aparecimento de doenças em seu tomate cereja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais