Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Como plantar bucha vegetal: essa opção ecológica pode ser muito útil na sua casa

A esponja vegetal é ideal para lavar louça, carros e até para cuidar da higiene pessoal

Montes Claros, 12 de julho de 2022, por Hévila Meireles — Conhecida cientificamente como Luffa aegyptiaca, a bucha vegetal, esponja vegetal ou apenas lufa, é uma espécie perene nativa da África. A planta se adapta muito bem ao clima tropical e o seu caule é flexível, podendo atingir de 1,2 a 1,8 metros de comprimento.

As folhas da bucha vegetal são opostas, dentadas e achatadas. Além disso, as flores são brancas, perfumadas e aparecem em formato de um guarda-chuva. Por sua vez, os frutos são cilíndricos, com casca espessa, e podem atingir até 45 cm de comprimento, parecido com um pepino.

Para que serve a bucha vegetal?

A Luffa aegyptiaca é ideal para produzir esponja vegetal, que é utilizada para lavar louça, carros, etc. A esponja tem a vantagem de ser biodegradável, o que significa que ela se decompõe rapidamente após o descarte. Além disso, ela não agride o meio ambiente, pois não libera resíduos tóxicos. Por isso, o  Agro Notícias de hoje irá te mostrar como realizar o cultivo dessa planta maravilhosa.

Como plantar bucha vegetal (Reprodução Canva Pro)
Como plantar bucha vegetal (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar bucha vegetal

Essa espécie é uma excelente opção para o cultivo em casa, pois se multiplica facilmente e produz frutos com vários usos. A planta gosta de sol e deve ser irrigada moderadamente. Deve ser cultivada em solo fértil, enriquecido com adubo orgânico. A colheita dos frutos pode ser feita quando estiverem maduros, ou seja, quando a casca começar a ficar dura.

Escolha o local adequado

Para cultivar lufas é necessário escolher um local com sol pleno ou meia-sombra e terra fértil. Primeiro, a terra deve ser preparada, adicionando adubo orgânico e cal virgem, para remover a acidez do solo. Desse modo, por ser uma espécie rasteira, pode ser cultivada em canteiros ou em vasos, com o auxílio de um tutor.

Como plantar bucha vegetal (Reprodução Canva Pro)
Como plantar bucha vegetal (Reprodução Canva Pro)

O plantio

Para o plantio das sementes, faça covas de 5 cm de profundidade e 3 cm de diâmetro. Em seguida, depois de preparar a terra, plante as sementes de lufa, cubra com terra e regue bem delicadamente. Dessa maneira, para não prejudicar o crescimento, é importante lembrar de fazer as covas das sementes no mínimo 10 centímetros de distância uma das outras.

Transplantio e rega

Quando estiverem com cerca de 30 cm de altura, é necessário transplantá-las para um local maior, que pode ser um vaso, com no mínimo 30 cm de diâmetro, ou em um canteiro. Após o transplante, regue as lufas apenas duas vezes por semana, durante pelo menos um mês. Após esse período, a rega deve ser apenas 1 ou 2 vez por semana, ou quando o solo estiver muito seco.

A colheita

A colheita dos frutos de lufa deve ser feita quando estiverem maduros, ou seja, quando a casca começar a ficar dura. Dessa maneira, para utilizar a bucha vegetal, basta retirar a casca e as sementes, colocar em um recipiente com água morna por 30 minutos e, assim, a sua esponja já estará pronta para o uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais