Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Como plantar girassol: no canteiro ou no vaso, essa planta pode ser cultivada facilmente

O plantio do girassol não requer muitos cuidados e pode ser usado para decorar qualquer ambiente

Montes Claros, 08 de julho de 2022, por Hévila Meireles — Você gostaria de aprender como plantar girassol e ter sucesso no cultivo dessa planta em casa? O girassol é uma planta anual que atinge de 1,5 a 2,5 metros de altura. É nativa da América do Sul e a espécie mais cultivada é a Helianthus annuus, pertencente a família Asteraceae. Essa espécie é facilmente adaptável e tolerante a solos pobres e pedregosos.

O passo a passo de como plantar girassol é muito simples. A germinação ocorre entre 8 e 13 dias após a semeadura. Além disso, a colheita pode ser feita de 70 a 90 dias após a semeadura, dependendo da variedade. Do mesmo modo, o rendimento é maior quando a planta é cultivada em solos férteis, bem drenados e com boa circulação de ar.

Como plantar girassol

O girassol é ideal para decorar interiores, como salas, varandas e até banheiros. Ele simboliza a luz do sol, representando alegria e alto-astral. Por toda a sua representatividade, o girassol ganhou até uma data comemorativa especial para celebrar a sua beleza: o dia 1° de maio. Sendo assim, o Agro Notícias de hoje, traz algumas dicas especiais para cultivar essa flor tão desejada.

Como plantar girassol (Reprodução Canva Pro)
Como plantar girassol (Reprodução Canva Pro)

Plantando a semente do girassol no canteiro

O girassol é uma planta de cultivo simples e não requer nenhum tipo de conhecimento especial sobre o assunto. Basta seguir alguns passos simples para que a planta cresça e floresça. Desse modo, coloque a terra em um local ensolarado e prepare o local da semeadura, escavando um buraco de cerca de 2,5 cm de profundidade.

Assim, misture a terra com adubo orgânico e regue. Semeie 3 a 4 sementes por metro quadrado, espaçando-as de 2,5 a 3 cm umas das outras. Cubra as sementes com terra e pressione levemente. Por fim, regue abundantemente e mantenha o solo sempre úmido. Quando as plantas atingirem 1 metro de altura, utilize estacas para sustentar o peso da flor. Nesse período, é recomendável adicionar adubo orgânico ao solo e regar as plantas uma vez por semana. Os girassóis florescerão na primavera e no verão.

Plantando a semente do girassol no vaso

O girassol é uma excelente opção para quem quer cultivar flores no vaso, pois apresentam um porte pequeno e não requerem muitos cuidados. Para isso, é necessário preparar o solo, que deve ser fértil, com boa drenagem e um pH entre 6,0 e 7,0. Além disso, é importante adicionar adubo orgânico à terra, para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Depois de preparar o solo, é hora de plantar as sementes. Os girassóis podem ser cultivados em vasos de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Assim, as sementes devem ser semeadas em intervalos de 5 cm, e devem ser cobertas com uma camada de terra de 2 a 3 cm. Além disso, a germinação dos girassóis costuma ocorrer dentro de 9 a 13 dias. Após a germinação, é importante regar a planta a cada dois dias, até que ela se estabeleça. A partir daí, assim como no plantio em canteiro, é recomendável regá-la apenas uma vez por semana.

Durante o verão, é necessário cultivar os girassóis em local com bastante sol. No entanto, no inverno é recomendável manter a planta em locais mais protegidos, pois ela pode sofrer com o frio. A floração do girassol ocorre entre os meses de junho e setembro. Sabendo disso, agora que você já aprendeu como plantar girassol, poderá proporcionar um belo aspecto para a sua casa, além de produzir flores durante o verão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais