Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Como plantar morango a partir da fruta fazendo uma mini-estufa caseira

Com um simples copo descartável e uma fruta saudável, será possível fazer uma incrível plantação em casa

Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Eliel Meireles – O morango é uma fruta deliciosa, nutritiva e versátil, que pode ser consumida in natura ou em diversas receitas. Então, você pode aprender como plantar morango a partir da fruta e fazer este cultivo facilmente em casa, para garantir estes maravilhosos frutos de maneira totalmente orgânica.

Aprender como plantar morango a partir da fruta vai fazer com que você tenha um resultado mais eficiente em relação ao plantio de mudas, embora seja mais demorado. Nesse sentido, trata-se de um processo que envolve todo o desenvolvimento da planta, desde as sementes originadas de um Fragaria × ananassa, como é conhecido cientificamente, até a fase adulta do morangueiro.

Como plantar morango a partir da fruta

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mãos uma fruto orgânico, saudável e de boa qualidade. As frutas que são comuns no mercado, geralmente são híbridas, ou seja, não são capazes de brotar. Veja, então, o passo a passo que o  Agro Notícias separou para você.

"Como

Como preparar as sementes de morango para o plantio

Primeiramente, será necessário utilizar um copo descartável com furinhos no fundo. Estes podem ser feitos com algum objeto pontiagudo, tomando o cuidado necessário e fazendo o manuseio utilizando luvas. Depois, preencha o volume do recipiente com substrato específico para germinação (comum em lojas de jardinagem).

Depois disso, utilize uma peneira fina para separar a polpa do morango de suas sementes. Em seguida, posicione-as sobre o substrato no copo e cubra-as levemente com terra. Molhe o material e aguarde o excesso de água escoar pelos furos do fundo. Por fim, cubra o recipiente com um plástico filme. Este último passo irá produzir um efeito de estufa.

A partir de então, basta deixar o substrato úmido por uma semana e manter o copo em um local que obtenha boa circulação de ar e bastante luz. Em alguns dias, surgirá algumas mudas, as quais você poderá transferir para um vaso ou para a terra.

Como preparar o vaso para plantar morango

Separe um recipiente adequado para o cultivo do morango, que deve possuir, no mínimo, 20 centímetros, tanto de diâmetro, quanto de profundidade. Uma boa drenagem também é essencial neste processo. Isto é, coloque brita ou argila expandida no fundo do vaso, formando uma camada de pelo menos 3 centímetros.

Cubra a camada de pedras com uma camada de terra misturada com areia e adicione um pouco de adubo orgânico. Este material pode ser composto por esterco ou húmus de minhoca. Desde que tratados da forma correta, alimentos desidratados e triturados também são bem vindos. Por fim, umedeça a terra para receber as mudas adquiridas no processo anterior.

Quanto tempo o morango leva para dar frutos?

O morango demora cerca de três meses para começar a produzir frutos, portanto, é importante ter paciência e cuidar da planta durante todo esse período. Após a colheita, é necessário deixar o pé de morango no local de cultivo por, pelo menos, mais um mês, para que ele produza novas folhas e raízes.

Agora que você sabe como plantar morango a partir da fruta em casa, não tem desculpa para não ter essa delícia sempre à disposição. Portanto, compartilhe o conhecimento que você adquiriu para que outras pessoas possam usufruir deste mesmo benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais