Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Conheça os principais benefícios do chá de alecrim: essa bebida poderosa pode ser um excelente aliado na sua saúde

Ele pode favorecer o aumento da imunidade, reduzir o colesterol ruim, além de melhorar a circulação

Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Hévila Meireles — Conhecido cientificamente como Salvia Rosmarinus, o alecrim apresenta um aroma marcante e é muito apreciado na culinária. Porém, não é apenas essa a sua utilização. O chá de alecrim também possui aplicações medicinais, já que este apresenta diversos benefícios para a saúde.

Nativa da região do Mediterrâneo, o chá de alecrim se popularizou pelo  mundo todo. Dentre os seus principais benefícios, podemos destacar as suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas,, anti-espasmódicas e digestivas. De igual modo, também auxilia no aumento da imunidade, na redução do colesterol ruim, além de melhorar a circulação.

Principais benefícios do chá de alecrim

De acordo com Neiva Souza, pós-graduada em fitoterapia e nutrição clínica, em matéria para o site Viva Bem da UOL, em 30 de novembro de 2021, realizada por Nathalie Ayres, o chá de alecrim auxilia na melhora de alguns sintomas gastrointestinais, principalmente relacionados à digestão. Dessa maneira, o  DiárioSP de hoje, irá mostrar mais alguns benefícios que essa erva pode trazer à sua saúde.

Chá de alecrim (Reprodução Canva Pro)
Chá de alecrim (Reprodução Canva Pro)

Aumenta a imunidade

Por possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, o chá de alecrim é capaz de aumentar a imunidade. Os antioxidantes presentes na planta agem na prevenção do envelhecimento da pele, além de auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Já as propriedades anti-inflamatórias, ajudam a aliviar dores musculares e articulares, bem como reduzir a inflamação crônica. Além disso,  por ser antibacteriano, é ótimo para tratar infecções do trato respiratório, gastrointestinais e urinárias.

Auxilia no processo de emagrecimento

O chá de alecrim é um ótimo aliado no processo de emagrecimento, pois aumenta a queima de gordura corporal e acelera o metabolismo. Entretanto, é importante ressaltar, que nenhum alimento ou bebida é capaz de emagrecer alguém, já que a perda de peso é resultado de uma série de fatores, incluindo alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Contudo, o chá de alecrim irá favorecer nesse processo, devido as suas propriedades.

Previne doenças cardiovasculares e reduz a inflamação crônica

Essa bebida, também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumenta o colesterol bom (HDL). Do mesmo modo, ele auxilia na redução da inflamação crônica, que é um dos principais fatores de risco para diversas doenças, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

É antiplaquetário e é anti-espasmódico

Por possuir efeito antiplaquetário, o alecrim possui grande utilidade para quem tem problemas circulatórios. Dessa maneira, ele evita a formação de trombos, que podem obstruir a circulação. Além disso, por ser anti-espasmódico, pode aliviar dores de cólicas, principalmente cólicas pré-menstruais.

Como preparar o chá de alecrim

Primeiramente, adicione 5 gramas de folhas frescas de alecrim à 250 ml de água. Leve ao fogo médio e após levantar fervura, desligue e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida, coe e o seu chá de alecrim já está pronto. Por fim, para obter melhores resultados, é ideal beber até 3 xícaras do chá por dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais