É possível plantar a gabiroba com a semente? Veja como funciona o processo para cultivar no quintal
Diversifique sua alimentação tendo este maravilhoso fruto orgânico no quintal
Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Eliel Meireles – A gabiroba é chamada cientificamente de Campomanesia xanthocarpa e pertence à família da jabuticaba e da goiaba. Possui sabor doce e casca esverdeada. Assim, por suas características e pelos benefícios que possui, vale a pena cultivar essa planta em seu quintal. Então, siga nossas dicas de como plantar a gabiroba com a semente.
Sua maior incidência é no cerrado e na Mata Atlântica. A propósito, a gabirobeira pode atingir até 20 metros de altura. Porém, mesmo sendo incomum em grandes centros, é possível plantar a gabiroba com a semente e tê-la de maneira orgânica para incrementar a sua alimentação.
Como plantar gabiroba com a semente
Para que você possa usufruir desse fruto tão rico em nutrientes, o Agro Notícias fez um passo a passo de como realizar o seu plantio e cultivo. Sendo assim, observe a lista na sequência e aplique cada etapa corretamente.

Materiais necessários
A gabiroba se desenvolve com facilidade em praticamente todo tipo de solo, e o seu plantio é realizado através das suas sementes. Ou seja, para extraí-las, colha os frutos já maduros e saudáveis da gabirobeira. Abra o fruto e retire sua parte interna. Em seguida, lave em água corrente até retirar toda a polpa. Utilize os seguintes ítens para o cultivo:
- Sementes de gabiroba;
- 1 sementeira;
- Substrato;
- Água para regar.
- Terra fértil.
É possível iniciar o plantio utilizando a sementeira e, após 30 dias em média, fazer o transplantio para um vaso maior ou para o solo. Nesse caso, cada parte da sementeira precisa estar com metade de terra fértil e metade substrato. Posteriormente, faça uma cavidade de aproximadamente 2 centímetros, acrescente 1 semente de gabiroba em cada superfície e cubra com com um pouco mais de terra. Enfim, mantenha uma rega regular no solo, em média de 3 em 3 dias.
Transplantando a gabiroba para o solo
Após 30 dias de cultivo da gabiroba nas sementeiras, faça o transplantio para o solo. Antes de tudo, faça uma cavidade de aproximadamente 10 centímetros de profundidade e meça no mínimo 1 metro e meio de distância de uma cavidade para a outra. Agora, adicione a terra adubada e, em seguida, acrescente as sementes. Cubra-as e regue o solo a cada 3 dias.
Como transplantar a muda de gabiroba para o vaso
Para transplantar a muda para um vaso, utilize um recipiente de no mínimo 30 a 40 centímetros. Logo após, prepare o solo com 50% de terra com adubo orgânico e 50% de substrato. Feito isso, acrescente as sementes em uma profundidade entre 5 e 10 centímetros. Cubra-as com um pouco mais de terra fértil. Por último, regue o solo de forma leve para não encharcá-lo.
Trata-se de uma planta que gosta de bastante sol. Deste modo, o encharcamento atrapalha o seu desenvolvimento. Portanto, evite locais abertos em estações chuvosas. Em conclusão, plantar gabiroba com a semente é um processo rápido e que irá trazer diversos benefícios para você e sua família.