Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

É possível plantar a gabiroba com a semente? Veja como funciona o processo para cultivar no quintal

Diversifique sua alimentação tendo este maravilhoso fruto orgânico no quintal

Montes Claros, 07 de julho de 2022, por Eliel Meireles –  A gabiroba é chamada cientificamente de Campomanesia xanthocarpa e pertence à família da jabuticaba e da goiaba. Possui sabor doce e casca esverdeada. Assim, por suas características e pelos benefícios que possui, vale a pena cultivar essa planta em seu quintal. Então, siga nossas dicas de como plantar a gabiroba com a semente.

Sua maior incidência é no cerrado e na Mata Atlântica. A propósito, a gabirobeira pode atingir até 20 metros de altura. Porém, mesmo sendo incomum em grandes centros, é possível plantar a gabiroba com a semente e tê-la de maneira orgânica para incrementar a sua alimentação.

Como plantar gabiroba com a semente

Para que você possa usufruir desse fruto tão rico em nutrientes, o Agro Notícias  fez um passo a passo de como realizar o seu plantio e cultivo. Sendo assim, observe a lista na sequência e aplique cada etapa corretamente.

Como plantar gabiroba com a semente (Reprodução Canva Pro)
Como plantar gabiroba com a semente (Reprodução Canva Pro)

Materiais necessários

A gabiroba se desenvolve com facilidade em praticamente todo tipo de solo, e o seu plantio é realizado através das suas sementes. Ou seja, para extraí-las, colha os frutos já maduros e saudáveis da gabirobeira. Abra o fruto e retire sua parte interna. Em seguida, lave em água corrente até retirar toda a polpa. Utilize os seguintes ítens para o cultivo:

  • Sementes de gabiroba;
  • 1 sementeira;
  • Substrato;
  • Água para regar.
  • Terra fértil.

É possível iniciar o plantio utilizando a sementeira e, após 30 dias em média, fazer o transplantio para um vaso maior ou para o solo. Nesse caso, cada parte da sementeira precisa estar com metade de terra fértil e metade substrato. Posteriormente, faça uma cavidade de aproximadamente 2 centímetros, acrescente 1 semente de gabiroba em cada superfície e cubra com com um pouco mais de terra. Enfim, mantenha uma rega regular no solo, em média de 3 em 3 dias.

Transplantando a gabiroba para o solo

Após 30 dias de cultivo da gabiroba nas sementeiras, faça o transplantio para o solo. Antes de tudo, faça uma cavidade de aproximadamente 10 centímetros de profundidade e meça no mínimo 1 metro e meio de distância de uma cavidade para a outra. Agora, adicione a terra adubada e, em seguida, acrescente as sementes. Cubra-as e regue o solo a cada 3 dias.

Como transplantar a muda de gabiroba para o vaso

Para transplantar a muda para um vaso, utilize um recipiente de no mínimo 30 a 40 centímetros. Logo após, prepare o solo com 50% de terra com adubo orgânico e 50% de substrato. Feito isso, acrescente as sementes em uma profundidade entre 5 e 10 centímetros. Cubra-as com um pouco mais de terra fértil. Por último, regue o solo de forma leve para não encharcá-lo.

Trata-se de uma planta que gosta de bastante sol. Deste modo, o encharcamento atrapalha o seu desenvolvimento. Portanto, evite locais abertos em estações chuvosas. Em conclusão, plantar gabiroba com a semente é um processo rápido e que irá trazer diversos benefícios para você e sua família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais