Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Faça seu próprio terrário fechado em 2 passos simples: veja quais são as melhores plantas para cultivar em vidro

Montes Claros, 6 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- O terrário fechado é a grande tendência do momento, e esta é a oportunidade de você ter o seu a custo quase zero. Ou seja, a partir de agora vamos te passar os macetes para ter sucesso nessa empreitada. Além disso, vamos dar algumas sugestões de plantas que deixam o seu pequeno jardim ainda mais sofisticado.

O terrário fechado, nada mais é que um ecossistema criado em um pote de vidro, onde algumas espécies de plantas são cultivadas em um pote, simulando um pequeno jardim natural, e exótico. A principal aplicação é na decoração de salas comerciais, banheiros, salas de estar, mesas do home office, etc. Em resumo, a arte transforma a atmosfera do ambiente de forma única e especial.

Como fazer terrário fechado em 2 passos

Aos olhos de quem vê pela primeira vez, o processo de produção de um terrário pode parecer difícil, mas já adianto que não é. Aliás, todos os itens usados na estrutura são simples e fáceis de encontrar, e é bem provável que você já os tenha em casa. Além disso, as plantas fazem a maior parte do trabalho, reduzindo assim, a necessidade de manutenção constante.

terrário fechado-Foto Canva Pro
terrário fechado-Foto Canva Pro

Passo 1: Separando os materiais

Para fabricar o seu terrário você vai precisar de: 1 pote de vidro com tampa (de 900 ml para cima), pedriscos, um pedaço de manta bidim, medindo 10 x 10 x10 cm, um pouco de substrato orgânico e as plantas selecionadas. É simplesmente isso!

Passo 2: Montando o terrário

Primeiramente, esterilize o pote e a tampa com álcool, ou vinagre. Isso é para eliminar fungos e bactérias. Agora, forre o fundo do recipiente com pedriscos, até que se forme uma camada de 2 cm. Em seguida, coloque a manta bidim e adicione o substrato com uma colher, a quantidade deve ser o suficiente para enterrar as raízes da planta. Plante as espécies escolhidas, faça um rega e tampe o vidro.

terrário fechado-Foto Canva Pro
terrário fechado-Foto Canva Pro

Melhores plantas para terrário fechado

O terrário fechado possui um clima próprio, que é quente e úmido, desse modo, as melhores espécies para o cultivo são as de pequeno porte, e que se adaptam melhor ao calor. Por isso, cactos e suculentas não são ótimas opções, (mas são excelentes para o terrário aberto). Contudo, você tem ainda outras alternativas sensacionais como:

  • Figo rastejante;
  • Hera roxa;
  • Musgo;
  • Samambaia de botão-de-limão;
  • Aspargo samambaia;
  • Planta aranha;
  • lágrimas de bebê.
terrário fechado-Foto Canva Pro
terrário fechado-Foto Canva Pro

Cuidados após o cultivoConforme o  Agro Notícias mencionou anteriormente, um dos grandes benefícios do terrário fechado é a independência das plantas. Nesse sentido, a primeira rega deve ser feita na hora da montagem e, após isso, apenas uma vez a cada seis meses, é isso mesmo! O a fotossíntese e o ciclo de água das plantas farão todo o trabalho por você. A propósito, o terrário fechado pode durar 40 anos ou mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais