Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Fazer vinagre caseiro de maçã ficou mais fácil com esse passo a passo que preparamos; confira

Salvador, 05 de julho de 2022, por Beatriz Maciel – O vinagre de maçã é um ingrediente essencial na culinária dos brasileiros. Esse líquido é muito utilizado no preparo de receitas e, até mesmo, na higienização de algumas carnes e vegetais. O seu sabor levemente azedo dá um toque especial a muitas receitas, a salada é um grande exemplo de onde o vinagre é incluindo. Assim, veja como preparar vinagre caseiro de maçã.

O vinagre, além de fazer parte de muitas receitas, é muito conhecido pelas suas propriedades medicinais. Ele possui ação anti-inflamatória e ajuda na prevenção contra o mau hálito. Apesar de ser um ingrediente barato, é ótimo que você saiba preparar o seu vinagre caseiro de maçã.

Fazer vinagre caseiro de maçã ficou mais fácil com esse passo a passo que preparamos; confira (Imagem: Pexels)
Fazer vinagre caseiro de maçã ficou mais fácil com esse passo a passo que preparamos; confira (Imagem: Pexels)

Como preparar vinagre de maçã com água?

Preparar o seu próprio vinagre de maçã caseiro não é uma tarefa difícil. Assim, nós do Agro Notícias iremos te ajudar com os itens que você vai precisar para o preparo. Você precisará de:

  • 3 maçãs pequenas;
  • 3 xícaras de água filtrada;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Além dos ingredientes, você irá precisar de um recipiente adequado para o preparo do vinagre caseiro de maçã. Assim, você precisa ter em mãos uma peneira, um pote de vidro que possua boca larga e com uma boa vedação, uma colher de material não metálico e filtro de café.

No recipiente de vidro, você irá adicionar as maçãs devidamente limpas e cortadas, em seguida, você deve colocar o açúcar dissolvido em água no recipiente onde se encontram as maçãs. Feito isso, vede esse vidro com o filtro de café, para que o vidro esteja bem fechado, utilize um elástico para prender o filtro ao recipiente. Essa etapa se faz necessário, pois o filtro de café é o material adequado para que haja troca de ar do ambiente de dentro do vidro e seu exterior, isso irá facilitar o processo de fermentação.

Reserve o vidro em um local distante da luminosidade por pelo menos 15 dias. Para evitar que surjam fungos no seu vinagre, você deve mexer com uma colher não metálica durante esses 15 dias. Feito isso, deixe o recipiente contendo a maçã e o açúcar em repouso por mais 15 dias, para que ocorra a completa fermentação e você tenha o vinagre caseiro de maçã.

Para que serve o vinagre de maçã caseiro?

O vinagre de maçã caseiro pode ser utilizado assim como o vinagre produzido na indústria. Você pode utilizar esse ingrediente nas suas receitas e, até mesmo, no momento de limpar a sua casa. O vinagre de maçã caseiro é excelente no combate ao morfo, para isso, basta  misturá-lo com água em um borrifador e aplicar no local onde surgem esses fungos. Desta forma, seguindo essas dicas, faça você mesmo o seu vinagre de maçã caseiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais