Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Como montar horta em casa? Confira agora o passo a passo simples para iniciar a montagem do canteiro de hortaliças

Salvador, 06 e julho de 2022, por Raíly Fortunato –  Com a alta do preço do hortifrúti e a maior liberação de agrotóxicos, iniciar a montagem da horta em casa passou a ser uma ideia viável. Assim, é ideal para quem busca mais economia, alimentos orgânicos e, consequentemente, um estilo de vida mais saudável. Mas, você pode se perguntar como se faz para iniciar a montagem de um canteiro de hortaliças em casa. É o que vamos ensinar a seguir.

Reunimos o guia completo de como montar horta em casa e ter de prontidão alimentos orgânicos em sua mesa. Portanto, continue conosco e veja como definir o local para o canteiro, os modelos de horta, como preparar o solo e algumas espécies ideais para dar início para o cultivo de hortaliças.

Defina o local para sua horta

Para haver o desenvolvimento satisfatório de suas hortaliças, sejam elas quais forem, você precisa definir o local ideal que satisfaça as condições das espécies. Em geral, os cultivos necessitam de bastante exposição solar, com pelo menos 4 horas de luz direta, preferencialmente pela manhã. Ademais, as plantas também precisam estar em um ambiente arejado e com água acessível.

Portanto, caso você more em local que tenha quintais, aposte em montar a sua horta em áreas abertas, com maior exposição solar. Caso seu espaço seja menor, como o caso de apartamentos, deixe seu canteiro próximo às janelas ou sacadas.

Escolha o modelo da horta

É necessário também ter conhecimento do modelo adequado para  seu canteiro. Existem diversas opções, que se adequam às condições, como tamanho do local, quantidade de plantas, orçamento, etc. A horta feita em jardins é ideal par quem dispõe de bastante espaço, assim, você pode separar um canto e iniciar o plantio das espécies que desejar. Já em vasos, como as jardineiras, podem ser utilizadas tanto em casas, quanto em apartamentos, e são bastante escolhidas por quem não dispõe de tanto espaço.

Para quem busca uma opção mais econômica e sustentável, a horta feita a partir de garrafas pet é a melhor escolha. Apesar de simples, cumprem a mesma função das demais. Além disso, outra opção econômica, mas que traz um charme e rusticidade para o ambiente é o canteiro feito partir de pallets de madeira. Eles, por sua vez, podem ser encontrados facilmente em feiras ou comprados por um valor bem baixo.

Preparo do solo

Após ter escolhido o modelo da horta ideal para seu espaço e sua preferência, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o preparo do solo. Desta forma, ele necessita ser leve, fofo, com boa densidade, poroso e fértil. Portanto, para a montagem do substrato, realize uma mistura proporcional de 1/3 de terra comum, 1/3 de areia e 1/3 de material orgânico, como húmus de minhoca, preferencialmente.

Desta maneira, o solo vai possuir boa sustentação, nutrição e permeabilidade que garante o desenvolvimento do sistema radicular e o crescimento satisfatório das hortaliças. Todavia, você também pode optar por comprar o substrato já pronto em casas de agropecuária e jardinagem ou floriculturas.

Horta em casa (reprodução Canva Pro)
Horta em casa (reprodução Canva Pro)

O que plantar na horta em casa?

Agora que você já sabe como preparar o substrato adequado para o plantio, iremos disponibilizar algumas sugestões de espécies para iniciar o cultivo em seu canteiro. Confira abaixo as opções que nós do portal Agro Notícias indicamos para você e os tratos culturais de cada hortaliça sugerida.

Cebolinha

A Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha, é um tempero parente da cebola e do alho, que vai bem em diversos pratos, como saladas, carnes e sopas. Essa espécie necessita receber luz solar direta durante 04 horas ao dia e se desenvolve melhor em temperaturas que variam de 13 a 24 °C. Sua rega necessita ser diária, porém, controlada. A colheita da cebolinha ocorre de 90 a 120 dias após o plantio.

Alface

A Lactuta sativa, de nome popular alface, é um dos principais vegetais que compõe a salada. Agora você pode tê-la diretamente da sua casa, sem precisar ir ao mercado. A hortaliça necessita de luz direta do sol diariamente, mas também aceita sobra parcial. Ademais, o clima ideal para o desenvolvimento da espécie é entre 10 a 24 °C e a rega deve ser diária também. A colheita do alface é feita de 55 a 130 dias após o seu plantio.

Salsa

Por fim, recomendamos também a salsa para o plantio no canteiro. A hortaliça, de nome científico Petroselinum crispum, é uma erva versátil que você pode plantar na horta em casa. É bastante utilizada para temperar qualquer tipo de prato, como molhos, risotos, carnes, omeletes e sopas, por exemplo. Mantenha o cultivo exposto à luz solar direta, em temperaturas entre 10 a 22 °C, com rega diária, porém sem excessos. A colheita da salsa pode ser feita de 60 a 90 dias após o plantio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais