Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

DIY: jardim vertical de suculentas com quadro velho; veja como fazer em 4 passos simples

Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Quer renovar a decoração da sua casa sem ter que gastar todas as suas economias? Então, o jardim vertical de suculentas é a opção ideal para você. Sendo assim, veja este guia completo que nós preparamos e transforme o seu ambiente em poucos passos.

O jardim vertical é a solução perfeita para quem deseja montar um espaço verde em ambientes pequenos, como apartamentos e casas sem quintal. Além disso, não é segredo que as suculentas não exigem cuidados especiais e um grande investimento de tempo. Outro ponto positivo é que dá para brincar com as cores, já que há grande variedade destas plantas disponível no mercado.

Como fazer jardim vertical de suculentas

Sabe aquele quadro antigo ou espelho que você tem aí guardado? Pois é, ele pode servir como bordas para o nosso jardim vertical. Além disso, você também pode fabricar molduras a partir de paletes, com o tamanho e formato de sua preferência. Sendo assim, separe as seguintes itens:

  • 4 pedaços de madeira com 2cm de espessura;
  • Tela de viveiro para a fixação das plantas;
  • Broca de madeira 6 mm;
  • Substrato para suculentas;
  • Mudas de suculentas;
  • 2 ganchos de 8 mm;
  • 2 parafusos com bucha (8mm);
  • Martelo;
  • Serrote;
  • Pregos;
  • Furadeira.
jardim vertical-Foto Canva Pro
jardim vertical-Foto Canva Pro

Passo 1: como montar a estrutura de madeira

Primeiro, determine a altura e comprimento das madeiras de 2 cm de acordo com as dimensões do quadro. Em seguida, junte-as formando uma peça quadrada, ou retangular, e utilize pregos ou parafusos para prender as pontas. O próximo passo é desmontar o quadro velho.

Passo 2: como fazer o fundo da peça

Com o quadro já desmontado, pegue o fundo e pregue em um dos lados da peça que você acabou de montar. Agora, vire o lado que está livre para cima e preencha o caixote com o substrato para suculentas. Guarde o vidro em um local separado para não se acidentar durante o processo.

jardim vertical-Foto Canva Pro
jardim vertical-Foto Canva Pro

Passo 3: fixando a tela, a borda, e plantando as suculentas

Primeiramente, estique a tela sobre o caixote e use grampos ou pregos para fixá-la. O Agro Notícias  lembra que você encontra esta tela metálica em qualquer loja de material de construção, ela é vendida em metro e custa centavos. Em seguida, plante as mudas, de modo que fiquem presas entre a tela e o substrato. Aliás, plante várias até cobrir toda a área. Por fim, pregue a borda do quadro na estrutura e veja que espetáculo!

jardim vertical-Foto Canva Pro
jardim vertical-Foto Canva Pro

Passo 4: como pendurar o jardim vertical?

Coloque a broca de 8 milímetros na furadeira e faça dois buracos na parte superior do jardim vertical. Após isso, enrosque os ganchos nos orifícios, até que fiquem bem firmes. Assim, encoste o jardim na parede, marque os locais dos ganchos com um lápis e fure. Por fim, pendure o seu jardim vertical de suculentas e aprecie o momento mágico!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais