Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Flor crisântemo: veja os significados e aprenda como cultivá-la da melhor forma

Montes Claros, 6 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Com certeza, o crisântemo é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas na decoração no mundo da botânica. E um dos motivos é a sensibilidade e pureza que suas flores expressam. Além disso, entre as espécies florais, esta é uma das mais fáceis de cultivar. Veja o manual completo logo abaixo.

Para algumas pessoas, o crisântemo não é apenas uma boa opção para jardins e áreas externas. Ou seja, há quem afirme que a planta tem a capacidade de atrair felicidade e prosperidade. Já viu alguns trabalhadores colocarem uma flor da planta na orelha, antes de realizar alguma atividade perigosa? Isso se deve a crença de que a espécie traz sorte e proteção.

Como cultivar a flor crisântemo

Embora o crisântemo branco seja o mais comercializado, existem mais de 800 opções com tamanhos e cores diferenciadas. Aliás, você conhece a versão mini da planta? É um mimo só! Em resumo, outras alternativas ao branco seriam as de cor amarela e rosa. Assim, basta escolher a que melhor se encaixa à sua decoração.

crisântemo-Foto Canva Pro
crisântemo-Foto Canva Pro

O significado das cores do crisântemo

Segundo a tradição chinesa, o crisântemo branco é associado ao sentimento de paz e pureza. Já o amarelo radiante, felicidade e momentos inesquecíveis. Por fim, o rosa representa a delicadeza, juventude e a inocência da infância.

crisântemo-Foto Canva Pro
crisântemo-Foto Canva Pro

Qual é o solo adequado

O crisântemo é tão fácil de cuidar, que basta oferecer-lhe um solo com pH entre 6 e 7, para que se desenvolva bem. Traduzindo em miúdos, isso se consegue misturando terra, areia grossa e esterco de gado. Aliás, não é necessário fazer mais do que uma adubação por ano. Simples, não é mesmo?

É melhor plantar em vaso ou no chão?

Depende! Como a planta se desenvolve em temperaturas entre 18º e 28ºC, se a região estiver acima disso, será melhor optar pelo cultivo em vaso, pois assim, você pode colocá-la em uma varanda. No entanto, isso não é uma regra, e você pode cultivá-la da forma que bem entender, basta observar o comportamento da planta.

crisântemo-Foto Canva Pro
crisântemo-Foto Canva Pro

Plantar na sombra ou no sol

O crisântemo necessita de muita luz, porém, não suporta a luz direta do sol por longos períodos. Desse modo, o melhor lugar para plantar é onde haja sombra nos períodos mais quentes do dia. Em suma, deixe a planta onde receba apenas o sol da manhã, ou fim da tarde.

Pode regar o crisântemo todo dia?

Os fornecedores recomendam molhar a terra de duas a três vezes por semana. Contudo, o  Agro Notícias aconselha fazer a rega de acordo com a necessidade, sempre verificando o solo antes da irrigação. Manter o substrato encharcado por muito tempo, prejudica a floração do crisântemo e apodrece as suas raízes. Portanto siga as orientações à risca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais