Flor crisântemo: veja os significados e aprenda como cultivá-la da melhor forma
Montes Claros, 6 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Com certeza, o crisântemo é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas na decoração no mundo da botânica. E um dos motivos é a sensibilidade e pureza que suas flores expressam. Além disso, entre as espécies florais, esta é uma das mais fáceis de cultivar. Veja o manual completo logo abaixo.
Para algumas pessoas, o crisântemo não é apenas uma boa opção para jardins e áreas externas. Ou seja, há quem afirme que a planta tem a capacidade de atrair felicidade e prosperidade. Já viu alguns trabalhadores colocarem uma flor da planta na orelha, antes de realizar alguma atividade perigosa? Isso se deve a crença de que a espécie traz sorte e proteção.
Como cultivar a flor crisântemo
Embora o crisântemo branco seja o mais comercializado, existem mais de 800 opções com tamanhos e cores diferenciadas. Aliás, você conhece a versão mini da planta? É um mimo só! Em resumo, outras alternativas ao branco seriam as de cor amarela e rosa. Assim, basta escolher a que melhor se encaixa à sua decoração.

O significado das cores do crisântemo
Segundo a tradição chinesa, o crisântemo branco é associado ao sentimento de paz e pureza. Já o amarelo radiante, felicidade e momentos inesquecíveis. Por fim, o rosa representa a delicadeza, juventude e a inocência da infância.

Qual é o solo adequado
O crisântemo é tão fácil de cuidar, que basta oferecer-lhe um solo com pH entre 6 e 7, para que se desenvolva bem. Traduzindo em miúdos, isso se consegue misturando terra, areia grossa e esterco de gado. Aliás, não é necessário fazer mais do que uma adubação por ano. Simples, não é mesmo?
É melhor plantar em vaso ou no chão?
Depende! Como a planta se desenvolve em temperaturas entre 18º e 28ºC, se a região estiver acima disso, será melhor optar pelo cultivo em vaso, pois assim, você pode colocá-la em uma varanda. No entanto, isso não é uma regra, e você pode cultivá-la da forma que bem entender, basta observar o comportamento da planta.

Plantar na sombra ou no sol
O crisântemo necessita de muita luz, porém, não suporta a luz direta do sol por longos períodos. Desse modo, o melhor lugar para plantar é onde haja sombra nos períodos mais quentes do dia. Em suma, deixe a planta onde receba apenas o sol da manhã, ou fim da tarde.
Pode regar o crisântemo todo dia?
Os fornecedores recomendam molhar a terra de duas a três vezes por semana. Contudo, o Agro Notícias aconselha fazer a rega de acordo com a necessidade, sempre verificando o solo antes da irrigação. Manter o substrato encharcado por muito tempo, prejudica a floração do crisântemo e apodrece as suas raízes. Portanto siga as orientações à risca.