Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Hortênsia gosta de sol ou sombra? Veja os cuidados necessários com essa linda planta

Salvador, 07 de junho de 2022, por Janaina Brito – A hortênsia é o tipo de flor capaz de encantar qualquer pessoa. A famosa mudança de coloração, natural ou direcionada, permitida pelo ajuste de pH do solo, dá um charme sem igual às suas espécies.

Se você busca incluir alguma espécie de hortênsia no seu jardim, saiba que ela demanda pouquíssimos cuidados para se manter saudável e bonita. Assim, é possível cultivar essa planta em vasos ou canteiros e desfrutar da singularidade de suas inúmeras variedades.

Hortênsia (Fonte: iStock)
Hortênsia (Fonte: iStock)

Cuidados com a hortênsia

A hortênsia é adaptada a todos os tipos de solo, sendo uma planta resistente a pragas e doenças no geral. Desse modo, pensando em seu desenvolvimento, invista em substratos leves e bem drenados, ricos em matéria orgânica, para que ela cresça de forma saudável. A seguir, o Agro Notícias te mostra outras atenções que suas espécies precisam.

Sombra ou sol?

A maioria das variedades de hortênsia podem ser mantidas em exposição direta do sol, como também podem ser deixadas em meia-sombra. Entretanto, é importante que ambas as condições não sejam constantes. Da mesma forma que uma boa dose de luminosidade é necessária para a planta crescer, ela também demanda um pouco de sombra, principalmente em regiões mais quentes.

Temperatura

Já deu para perceber que essas flores não costumam suportar o calor muito bem, porém, as hortênsias também são muito sensíveis ao frio. Nos períodos de menor temperatura, inclusive, essas plantas ficam em estado de dormência.

Por isso, recomenda-se que seu plantio seja feito na primavera, época que a floração é maior. Assim, durante o outono e inverno, proteja sua hortênsia, leve-a para um ambiente interno que ainda permita contato com o sol.

Como regar as hortênsias

Em climas mais secos ou nos períodos de temperaturas elevadas, é importante manter essa planta sempre hidratada, no mínimo uma vez por semana. No entanto, é importante não exagerar também. O solo deve estar sempre úmido, mas, não encharcado, de forma a não prejudicar as raízes.

Adubação e podas

Durante o período de atividade da planta, ou seja, quando há desenvolvimento e as flores estão desabrochando, geralmente na primavera e verão, é interessante apostar em fertilizantes que contribuam com o crescimento dessas espécies.

Já no que diz respeito às podas, o momento muda um pouco de acordo com o tipo de hortênsia, porém, no geral, é importante fazer logo após a floração ou um pouco antes dela. Assim, em ambos os casos, o objetivo é garantir mais força para planta, de forma que o próximo ciclo de produção seja bom.

Dessa maneira, é possível cultivar várias espécies de hortênsia, mantendo-as sempre belas e saudáveis com muito pouco esforço. O que você está esperando para desfrutar dos encantos de suas flores?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais