Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Já pensou em ter uma suculenta robusta e fácil de cuidar? Veja como é simples cultivar a planta rabo-de-burro

Com os cuidados adequados, a sua suculenta estará sempre saudável e verdinha

Montes Claros, 07 de Julho de 2022, por Eliel Meireles – A planta rabo-de-burro, conhecida centificamente como Sedum morganianun, é uma herbácea nativa do Méxido e de países da América central. Ela é uma espécie com floração nas extremidades e pode ser encontrada no mercado também com o nome de dedo-de-moça. Assim, se deseja ter uma suculenta robusta e fácil de cuidar, cultivar a planta rabo-de-burro é uma ótima opção.

As suculentas geralmente são queridas pela maioria dos amantes de plantas, e levam para o ambiente um charme especial. Por isso, cultivar a planta rabo-de-burro em casa, se torna viável, principalmente por exigir poucos cuidados. Nesse sentido, é comum ver essa planta em decoração de jardins, em vasos ou como planta pendente.

Como cultivar a planta rabo-de-burro

O site Casa e Jardim da Globo, em matéria de Bianca Alves e Stéphanie Durante, com data de 4 de outubro de 2018, destaca que os vasos de plástico não são a melhor escolha para o cultivo da espécie. Nesse caso, eles limitam o crescimento das raízes e dificultam a secagem da água.

Como cultivar a planta rabo-de-burro (Reprodução Canva Pro)
Como cultivar a planta rabo-de-burro (Reprodução Canva Pro)

Em contrapartida, os vasos de barro ajudam na drenagem e na circulação de ar. Assim, com o solo úmido, as chances de prejudicar as raízes são menores. Sabendo disso, a primeira dica para o cultivo da planta, é buscar pela opção acima, com medidas de 20 a 30 centímetros de profundidade e com furos no fundo. A propósito, o Jardinagem traz abaixo outras dicas importantes de como cultivar essa planta de forma simples e prática.

O solo ideal para cultivar rabo-de-burro

Após possuir o vaso ideal, prepare o recipiente com substrato próprio para suculentas. Do mesmo modo, outra alternativa para o plantio é o uso de substrato à base de húmus de minhoca e areia. Desse modo, preencha o vaso com 40% de terra vegetal, 40% de areia e 20% com o húmus.

Como regar a planta rabo-de-burro

A planta rabo-de-burro, diferentemente de outras espécies, necessita de um pouco mais de água. Acima de tudo, recomenda-se regar o solo de forma que a água saia pelos fundos de drenagem do vaso de barro. Entretanto, realize uma nova rega somente quando a areia estiver completamente seca.

Iluminação

Para essa espécie de suculenta, o cultivo na sombra é o ideal, portanto, mantê-la diretamente no sol prejudicará o seu crescimento. Apesar disso, é importante que ela esteja em um local iluminado, com incidência de luz solar no ambiente.

Em suma, cultivar a planta rabo-de-burro não é tarefa difícil. Todavia, se atentar a esses passos fará com que a planta cresça sempre saudável e se torne uma suculenta cheia de flores, já que essas, surgem esporadicamente nas pontas das suas folhas. Então, exerça o aprendizado em casa e garanta um ambiente bonito e agradável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais