Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Manual da rosa-do-deserto: aprenda como cultivá-la em vaso e veja o que fazer para melhorar a sua floração

Montes Claros, 5 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A partir de agora você verá um guia completo sobre como cultivar rosa-do-deserto em vaso. Serão dicas muito importantes sobre os cuidados e a manutenção da planta. Sendo assim, acompanhe e saiba como criar o ambiente perfeito para melhorar a floração da espécie.

A flor-do-deserto, como também é chamada, é nativa de regiões áridas do oriente médio, cujo clima é inóspito e cruel. Por isso, o formato rústico e transado do seu caule é na verdade uma forma de adaptação da planta a estas condições. No entanto, a rosa-do-deserto adora um solo rico em nutrientes e isso tem um impacto muito positivo em seu desenvolvimento. Veja como é isso!

Como cultivar rosa-do-deserto em vaso

Não é porque a flor-do-deserto está acostumada a sobreviver em solos pobres, que você pode encher o vaso com qualquer coisa. Aliás, o mais recomendado é utilizar o substrato próprio para a espécie. Outra alternativa seria fazer um composto de 1 parte de terra vegetal, ½ de húmus de minhoca e ½ de areia ou perlita.

rosa-do-deserto-Foto Canva Pro
rosa-do-deserto-Foto Canva Pro

Qual é o melhor vaso?

O tamanho do vaso interfere diretamente no desenvolvimento da rosa. Em resumo, quanto maior o recipiente, maior será a estatura da planta, levando em consideração a qualidade do solo. Portanto, nós do Agro Notícias  recomendamos iniciar com um vaso de, no mínimo, 30 cm de profundidade. Aqueles feitos em cimento são as alternativas ideais.

Como plantar uma rosa-do-deserto em vaso?

Primeiro, posicione o vaso com a terra preparada em um local de sol pleno. Em seguida, se estiver usando sementes, faça uma cova de 5 cm, deposite um grão e cubra, após isso, Se é através de uma muda, cave um buraco com tamanho suficiente para enterrar o torrão das raízes, deposite e planta e preencha as laterais com o substrato. Nos dois casos, faça uma rega após o plantio.

Como regar a flor

A rega deve ser feita de acordo com a necessidade, ou seja, somente quando o substrato estiver totalmente seco ao toque. Não ignore esta informação, pois o excesso de água prejudica a floração e causa o apodrecimento das raízes da flor e, por consequência, a sua morte.

rosa-do-deserto-Foto Canva Pro
rosa-do-deserto-Foto Canva Pro

Como fazer adubo caseiro para aumentar a floração

Além da qualidade do solo, a adubação são fatores fundamentais para melhorar a floração da rosa-do-deserto. Desse modo, adquira 200 g de sementes de abóbora e 200 de sementes de girassol, (ambas secas). Em seguida, bata os dois produtos no liquidificador, até virar uma farinha. Por fim, a cada 50 dias, adicione 1 colher de sopa do adubo ao substrato do vaso. Este produto irá fornecer cálcio, potássio e fósforo à planta e, portanto, melhorar e acelerar a produção de flores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais