Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Lenha para lareira não é tudo igual; aprenda a escolher a ideal e curta o frio com tranquilidade

Tenha uma noite agradável e sem erros em volta da lareira

Novo Hamburgo, 08 de julho de 2022, por Jones Backes – Escolher lenha para lareira não é tão simples quanto imaginamos, pois, a princípio, parece que todas são iguais. Afinal de contas, o objetivo final é alimentar o fogo. Mas, a verdade é que há variados tipos de madeira, e cada uma desempenha um papel diferente. Por isso, se você quer saber qual a escolha correta, continue a leitura e conheça as 3 melhores variedades.

Antes de tudo, para escolher a lenha para lareira, você precisa considerar qual o seu objetivo. Em outras palavras, avalie o que você deseja. Por exemplo, acender o fogo de forma mais rápida, uma chama que dure mais tempo ou que produza pouca fumaça. Assim, com isso em mente, conheça agora os melhores tipos disponíveis no mercado.

Lenha para lareira
Lenha para lareira não é tudo igual; aprenda a escolher a ideal e curta o frio com tranquilidade /Fonte: Pixabay

3 melhores tipos de lenha para lareira

Em primeiro lugar, é importante saber escolher qual tipo de madeira usar, porque isso vai determinar qualidade e durabilidade do fogo. Assim, há basicamente duas categorias: as de alta intensidade e as de baixa intensidade. As primeiras produzem mais calor e rendem mais. Já as segundas, por sua vez, se acendem com mais facilidade. Dito isto, os três melhores são:

1. Madeira de lei – possuem alta intensidade e derivam-se de árvores como nogueira, bordo e carvalho;
2. Ecológica – sua produção ocorre a partir da serragem da madeira oriunda da produção de ferramentas;  
3. Lenha para lareira macia – contam com baixa intensidade e originam-se de árvores como castanheiros e plátanos. 

Agora, sabendo dessa diferenciação, você já pode escolher qual tipo é o melhor para usar na sua casa. Além do mais, segundo especialistas, ainda é possível combinar mais de um tipo ao mesmo tempo. Nesse caso, ao combinar madeiras de baixa intensidade com aquelas de alta intensidade, você obtém queima duradoura e com muito mais calor.

Veja 3 tipos de lenha que não são boas para a lareira

Por fim, para finalizar o artigo de hoje do Agro Notícias, trouxemos também as variedades de madeira que não são boas para serem usadas como lenha para lareira. Desse modo, no momento da escolha fuja das opções de árvores coníferas, pois elas possuem mais monóxido de carbono, produzindo mais fumaça. Dessa forma, suas chamas podem ser perigosas e até mesmo tóxicas. São exemplos delas:

1. Cedros;

2. Ciprestes-italianos;     

3. Pinheiros.    

Além disso, madeiras desse tipo podem ser perigosas quando seu uso não é feito da forma correta. Isso porque, durante sua queima, elas produzem faíscas voláteis, que podem atingir quem estiver por perto. No mais, elas também não são boas opções de lenha para lareira, já que provocam o acúmulo de sujeira, o que pode danificar lareira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais