Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Não é verdade que a suculenta dedinho-de-moça é difícil de cultivar: veja este guia completo e tire suas dúvidas agora mesmo

Montes Claros, 6 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Já ouviu dizer que a suculenta dedinho-de-moça é difícil de cultivar? Saiba que isso não passa de um mito. O que acontece é que muitas pessoas relacionam a fragilidade dos galhos com a manutenção da planta. Por isso, hoje vamos mostrar que não há mistérios quanto aos cuidados com a planta, e que tudo é uma questão de adaptação, acompanhe!

A suculenta dedinho-de-moça, ou rabo-de-burro é uma planta pendente, capaz de deixar qualquer ambiente mais aconchegante e sofisticado. Ela é uma das mais utilizadas no paisagismo e na composição de espaços verdes. Suas folhas possuem um formato único e se desenvolvem em forma de cascata, criando uma linda cabeleira. Aliás, as cores das folhas podem mudar de acordo com o ambiente, podendo ir do verde claro ao amarelo e vermelho.

Veja como cultivar a suculenta dedinho-de-moça

Vamos iniciar já com uma ótima notícia, isto é, como a rabo-de-burro é originaria de regiões onde o solo é pobre e inóspito, não há a necessidade de fazer adubações constantes. Desse modo, a cada seis ou oito meses, aplique um pouco de fertilizante líquido no substrato e pronto! Este tipo de produto é facilmente encontrado em floriculturas.

suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro
suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro

Qual é o melhor solo?

O ideal seria o substrato próprio para suculentas. No entanto, há alternativas como o substrato de húmus de minhoca, por exemplo. Além disso, o Agro Notícias diz que outra opção seria misturar terra preta, areia grossa e o húmus. Assim, você teria um solo rico em nutrientes e leve, ao mesmo tempo.

Deixar a suculenta na sombra ou exposta ao sol?

Se você deseja manter as folhas com o verde brilhante, deixe o vaso em um local, onde a planta receba apenas o sol da manhã. Já para obter um tom amarelado, o sol pleno é a solução. Por fim, alcance o meio termo para ver a coloração avermelhada nas pontas das folhas. Mude a posição do vaso de vez em quando, para que as cores da planta fiquem uniformes.

suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro
suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro

O que fazer com as folhas que caem?

Não há como negar que os galhos da rabo-de-burro são sensíveis ao toque. Entretanto, isso em nada atrapalha o desenvolvimento da planta, pelo contrário, é uma grande oportunidade de obter novas mudas. Sendo assim, preencha outro vaso com substrato e apenas coloque as folhas caídas por cima da terra. Mantenha o solo úmido e em poucos dias haverá muitos brotos.

suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro
suculenta dedinho-de-moça-Foto Canva Pro

Devo regar a suculenta dedinho-de-moça todos os dias?

A suculenta dedinho-de-moça gosta de água sim! O que não pode ocorrer é o exagero. Sendo assim, faça a rega em dias alternados, levando em consideração a umidade do substrato, ou seja, verifique a terra com as pontas dos dedos antes da irrigação. Nesse sentido, durante o inverno será necessário aumentar o intervalo entre as regas, já que o solo permanece úmido por mais tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais