Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

O magnífico cacto tapete persa, você conhece? Veja como cuidar da forma correta e conheça as particularidades da espécie

Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Quem gosta de plantas exóticas, certamente já ouviu falar do cacto tapete persa. Aliás, ele é o sonho de consumo de muitos colecionadores da espécie. A sua beleza é tão acima da média que pode ser facilmente confundido com uma planta artificial. Acompanhe e veja mais sobre os cuidados e as particularidades da planta.

Basta olhar para as flores do cacto tapete persa para entender o porquê do seu nome. Elas possuem formato de estrela com dois tons de amarelo, manchas roxo-avermelhadas nas bordas, fios longos e roxos e pequenas estrias brancas. Além disso, os galhos são enrugados e na cor verde-mostarda, enquanto a base é vermelha ou acastanhada. A espécie parece ter saído de uma tela de pintura.

Cacto tapete persa: curiosidades e como cultivar

O cacto tapete persa já foi considerado uma planta rara, mas graças à internet, você pode adquirir exemplares ou sementes da espécie. A propósito, após a floração, o cacto produz um pequeno fruto repleto de sementes que se soltam com o tempo. Assim, basta plantar os grãos para ter novas plantas e quem sabe, uma renda extra.

Observação: assim que o cacto chegar em sua casa, pode acontecer que o seu caule fique com um aspecto amarronzado, não se preocupe, isso faz parte do processo de adaptação da planta. Continue cuidando e ele vai se recuperar em poucos dias.

cacto tapete persa-Foto Canva Pro
cacto tapete persa-Foto Canva Pro

Qualquer terra serve?

A espécie exige um solo leve, arenoso e que não retenha água por muito tempo. De modo geral, o substrato que vem no vaso já é o suficiente para a planta. Mas, se por alguma razão você decidir transplantar o cacto para um vaso novo, faça uma mistura com 50% de terra vegetal e 50% de areia grossa. O Agro Notícias recomenda adicionar pedaços de telha, pedriscos ou casca de pinus à terra, para melhorar o escoamento de água.

Onde deixar o cacto?

Por ser originário de regiões desérticas da África e da península arábica, esta espécie não suporta temperaturas abaixo dos 8°C, tampouco ambientes sem iluminação natural. Portanto, para mantê-lo dentro de casa, deixe o vaso próximo a janelas ou sacadas sempre. No entanto, a planta se desenvolve melhor sob a luz direta do sol.

Quando regar o cacto tapete persa

Bem, isso vai depender da umidade do substrato. Para facilitar, enfie a ponta dos dedos na terra do vaso e veja se ainda está molhada, se sim, suspenda a rega. O excesso de água apodrece as raízes da planta, pois são muito sensíveis. Por último, para que você não seja pego de surpresa, saiba que apesar da beleza, as flores do cacto tapete persa exalam um odor que pode não ser tão agradável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais