Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Plantar cenoura orgânica na horta ficou muito mais fácil com nosso guia completo de plantio e manejo da hortaliça

Salvador, 06 de julho de 2022, por Raíly Fortunato –   A cenoura, de nome científico Ducus carota, é uma hortaliça de grande importância comercial no Brasil e no mundo. É um alimento tuberoso, bastante versátil, tendo sua raiz como parte comestível.  Pode ser consumida in natura, compondo saladas, sopas, caldos, sendo base para pratos salgados e doces, como bolos e tortas. Entretanto, com a alta dos preços e o aumento da liberação do agrotóxicos, plantar cenoura de forma orgânica na horta se tornou uma opção mais econômica e mais saudável.

Portanto, aqui você encontra o guia completo de como plantar cenoura em sua horta de forma orgânica e eficiente. Desta maneira, continue conosco e confira o clima ideal, como realizar o preparo do solo e a adubação, manejo da espécie e quando ocorre a colheita da raiz.

Clima

Para que a cenoura tenha um crescimento satisfatório, é necessário se atentar às condições climáticas do ambiente. Temperaturas abaixo de 8 °C retardam a fase germinativa, já números acima dos 35 °C praticamente a inibem. Assim, a variação ideal para o desenvolvimento do alimento está entre 18 e 25 °C. Sendo assim, atente-se ao período do ano em que você vai realizar o plantio da cenoura.

Preparo do solo e adubação

A cenoura tem melhor adaptação em solos com textura média, com boa profundidade para o desenvolvimento do sistema radicular e  com boa drenagem para proporcionar o escoamento. Ademais, o solo deve possuir um pH de 6,0 e ser rico em material orgânico. Inicie o preparo do solo limpando o terreno, revolvendo o canteiro, deixando o substrato solto e nivelado, além de eliminar torrões e pedriscos. Para a nutrição, acrescente húmus de minhoca ou esterco bovino curtido em 10% do substrato para proporcionar os nutrientes essenciais para o cultivo.

Como plantar cenoura?

O plantio da cenoura pode ser feito diretamente no canteiro de horta ou em vasos, vai depender da sua preferência e disponibilidade. Para os canteiros, realize a demarcação com largura de 1,10 metros, profundidade dos sulcos de 1 a 2 cm e distância de 20 cm entre cada sulco. Por outro lado, é essencial que os vasos possuam uma boa profundidade, com pelo menos 20 cm de altura e 15 cm de largura, como as jardineiras, por exemplo.

Após o preparo do solo e a escolha do plantio, seja em vasos ou em canteiros, é hora de realizar a semeadura. Desta maneira, coloque as sementes com  meio centímetro de profundidade no substrato preparado e levemente umedecido. Como existem variedades de cenoura, a quantidade de sementes por covas vai variar de acordo com as instruções contidas na embalagem. Assim, após o plantio, a germinação ocorre entre 7 a 10 dias.

Plantar cenoura (reprodução Canva Pro)
Plantar cenoura (reprodução Canva Pro)

Manejo

Após ter realizado o plantio, é hora de se atentar com o manejo da plantação, de modo que haja sucesso no desenvolvimento e colheita, posteriormente. Logo, confira abaixo as recomendações de cuidados com a hortaliça.

Mantenha a horta em sol pleno, com exposição direta à luz solar, em ambiente ensolarado. Assim, caso more em apartamento, mantenha a espécie próximas às janelas. Em relação à irrigação, a rega deve ser realizada diariamente, mas evitando o encharque do solo e, no caso das sementes, faça com auxílio de um borrifador.

Ademais, é essencial retirar as plantas invasoras do canteiro, que concorrem com recursos e nutrientes. Aposte em cobertura morta formada por bagaço de cana ou palha de café, por exemplo. Esse método mantém a umidade do solo nos primeiros dias de desenvolvimento.

Para o controle das pragas, aposte em receitas naturais para manter o caráter orgânico da hortaliça. Assim, você pode realizar uma mistura de vinagre e bicarbonato, aplicando nas folhagens  para afastar os insetos.

Colheita

A colheita da cenoura é realizada geralmente entre 90 a 110  dias após a semeadura e cada variedade vai possuir o seu período exato. Dessa maneira, para saber se já está no período adequado, observe as folhas, logo, folhagens velhas ficam amareladas e as novas entortadas para baixo.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que tenha aprendido a como plantar cenoura na horta de forma prática, orgânica e eficiente. Ademais, que saiba também todos os tratos culturais e manejo adequado para  desenvolvimento satisfatório da espécie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais