Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Plantar tomate-cereja em casa ou em apartamento ficou muito mais fácil com o nosso guia completo, confira agora

Salvador, 06 de julho de 2022, por Raíly Fortunato –  Solanum lycopersicum var. cerasiforme: seu nome científico não faz jus ao seu tamanho. O tomate-cereja é uma variedade de tomate que possui frutos pequenos, com 2 a 3 centímetros de diâmetro, duas cavidades e uma polpa fina. São vermelhos e de sabor adocicado, intenso e bastante delicado, compondo saladas, pratos doces, salgados e acompanha diversos alimentos também. Assim, você pode aprender como plantar tomate-cereja diretamente da sua casa ou apartamento e ter o fruto fresco à sua disposição.

Portanto, você aprenderá aqui em nosso conteúdo um guia completo de como cultivar o tomate-cereja em qualquer lugar, seja casa ou apartamento, de forma eficiente. Continue conosco e veja como realizar o plantio e todo o manejo essencial para o desenvolvimento satisfatório do fruto, confira abaixo:

Preparo do solo e adubação

O primeiro passo para realizar o plantio do tomate-cereja em sua casa é realizar um preparo adequado do substrato. Desta maneira, o solo necessita possuir boa drenagem, de modo a promover o escoamento da água, além de relevo suave, fértil e rico em nutrientes.

O substrato necessita de matéria orgânica que trarão qualidade ao fruto e para o solo também. Logo, você pode apostar em húmus de minhoca, esterco bovino curtido que auxiliam o crescimento re reprodução do tomate-cereja. Outra opção é apostar em compostagem orgânica feita em casa, ou casca de ovo triturada, adubo líquido com pó de café, por exemplo.

Plantar tomate-cereja no vaso

Após ter o substrato preparado é hora de realizar o plantio da hortaliça. Recomenda-se procurar sementes do fruto em posto de venda autorizados, uma vez que os tomates são cultivados por sementes híbridas. Agora, siga o passo a passo a seguir:

  •  Escolha, portanto, um vaso com pelo menos 50 cm de altura e 40 de largura, ideais para o desenvolvimento do sistema radicular;
  • Ademais, o vaso necessita ter furos na base para a drenagem e, de modo a potencializar o escoamento, acrescente argila expandida ou pedra-brita e uma manta  por cima;
  • O substrato necessita de uma mistura de terra com esterco de gado e terra vegetal, encontradas em casa de jardinagem, misturando em proporções iguais;
  • Plante 4 sementes no vaso e cubra com o resto do substrato até dois dedos da borda e regue diariamente nas primeiras horas da manhã.

Mudas de tomate-cereja

Caso opte por criar mudas a partir do plantio do tomate-cereja, você precisará apenas de alguns passos. Após 6 semanas da semeadura, a planta estará com 4 a 6 folhas e já poderá ser transplantada para outro vaso definitivo. Caso escolha cultivar as mudas do tomate-cereja diretamente no solo do quintal, o espaçamento pode ser de 0,3 a  0,6 metros entre a planta na linha e 0,8 a 0,1 metro entre as linhas.

Tomate-cereja (reprodução Canva Pro)
Tomate-cereja (reprodução Canva Pro)

Clima ideal e irrigação

O tomate-cereja se adapta em diversos tipos de clima, todavia, não são adeptas às geadas ou ao calor extremo. Para haver um bom crescimento do tomateiro, é preciso de exposição direta ao sol. Assim, posicione o vaso em um local bastante iluminado, principalmente em um ambiente  que aproveite os primeiros raios solares da manhã. São frutos que suportam boas quantidades de água, desde que evite o encharque e, consequentemente, o apodrecimento das raízes.

A rega vai variar de acordo com fatores como região ou o clima, por exemplo. Porém, de uma maneira geral, é ideal realizar a irrigação do tomateiro uma vez ao dia, durante a manhã ou final da tarde.

Controle de pragas

Algumas pragas pode atacar o pé de tomate-cereja, como mosca-branca, pulgões, brocas ou lagartas. Mas, para o cultivo caseiro, de modo a garantir o fruto orgânico, é ideal que evite os inseticidas químicos, optando, assim, por opções naturais feitas em casa. Para evitar as moscas-brancas você pode apossar em uma mistura de água e vinagre, aplicando diariamente até o desaparecimento do inseto. Já para os ácaros, por exemplo, uma mistura de sabão neutro e água pode afastar os pequenos inimigos.

Colheita

É ideal que a colheita seja feita quando o tomate-cereja estão bem vermelhos e se destaquem facilmente do ramo. Você pode realizar a colheita dos frutos em 80 a 90 dias após a germinação das sementes.  Caso você queira produtos menos maduros, você pode retirá-los do tomateiro em um período menor que o recomendado, o que vai variar de acordo com sua preferência.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba tudo que é necessário para o plantio do tomate-cereja em seu quintal. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro do manejo necessário para o desenvolvimento do fruto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais