Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Procurando plantas de sombra? Conheça a lambari, uma espécie rústica, perene e fácil de cultivar

Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A lambari tem conquistado o seu espaço entre os amantes de plantas de sombra. Ela é muito resistente às mudanças de clima e se adapta muito bem a novos ambientes. As folhas são brilhantes e no tom esverdeado, mas com duas listras na cor prata e roxo. Se cultivada em vasos, os seus galhos se prendem formando lindas cascatas, perfeitas para a decoração.

A lambari é tão versátil que pode ser cultivada diretamente no chão, para servir de forração onde a grama não “vinga”, ou seja, nos locais de muita sombra. Ainda pode estar disposta sobre troncos, para dar mais destaque às cores de suas folhas. De forma geral, a Tradescantia zebrina, como é conhecida cientificamente, é de fácil cultivo e não exige podas e adubação constante. Veja mais!

Como cultivar a planta lambari em vaso

As únicas condições que afetam o crescimento da zebrina são a falta de nutrientes no solo e temperaturas abaixo de 8° C. No mais, algumas horas de sol por dia não prejudica o seu desenvolvimento, pelo contrário, promove a sua saúde e floração. Sim, a lambari, produz uma pequena flor roseada, mas que para muitos, não possui valor ornamental.

lambari-Foto Canva Pro
lambari-Foto Canva Pro

O tipo de vaso influencia no cultivo?

O tipo de vaso garante o sucesso do desenvolvimento da lambari, isso porque suas raízes são espaçosas e superficiais. Desse modo, o recipiente ideal é o de boca larga, mesmo que não seja tão profundo. Além disso, deve conter os furos para escoamento de água e alças fortes para suportar o peso da planta. Colocar algumas pedras ou argila expandida no fundo do recipiente, é uma boa ideia.

lambari-Foto Canva Pro
lambari-Foto Canva Pro

Como tirar mudas da zebrina e plantar

Em primeiro lugar, preencha o vaso com substrato e adubo orgânico. Você também pode usar bokashi ou húmus de minhoca, ambos misturados com areia grossa. Após isso, puxe alguns galhos (com raízes), pois a propagação da zebrina se dá pela pela divisão das suas touceiras. Em seguida, enterre os rizomas da planta no centro do vaso e faça uma rega.

Na sala, no quarto ou na cozinha, onde deixar a lambari ?

Não há regras quanto a isso, porém, uma sugestão do Agro Notícias é identificar pontos de luz natural em cada cômodo e colocar a planta ali. Geralmente, estes locais estão próximos a janelas, portas e sacadas. Em resumo, o local bem iluminado aumenta o brilho das folhas e acelera o crescimento da Tradescantia.

lambari-Foto Canva Pro
lambari-Foto Canva Pro

Quando e como regar?

Não exagere nos cuidados com a rega da lambari, pois o excesso de umidade pode matar a planta. Nesse sentido, faça a irrigação de 3 em 3 dias, já será o suficiente. Renove o adubo a cada seis meses, se você deseja que a planta mantenha as cores sempre vivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais