Procurando plantas de sombra? Conheça a lambari, uma espécie rústica, perene e fácil de cultivar
Montes Claros, 06 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A lambari tem conquistado o seu espaço entre os amantes de plantas de sombra. Ela é muito resistente às mudanças de clima e se adapta muito bem a novos ambientes. As folhas são brilhantes e no tom esverdeado, mas com duas listras na cor prata e roxo. Se cultivada em vasos, os seus galhos se prendem formando lindas cascatas, perfeitas para a decoração.
A lambari é tão versátil que pode ser cultivada diretamente no chão, para servir de forração onde a grama não “vinga”, ou seja, nos locais de muita sombra. Ainda pode estar disposta sobre troncos, para dar mais destaque às cores de suas folhas. De forma geral, a Tradescantia zebrina, como é conhecida cientificamente, é de fácil cultivo e não exige podas e adubação constante. Veja mais!
Como cultivar a planta lambari em vaso
As únicas condições que afetam o crescimento da zebrina são a falta de nutrientes no solo e temperaturas abaixo de 8° C. No mais, algumas horas de sol por dia não prejudica o seu desenvolvimento, pelo contrário, promove a sua saúde e floração. Sim, a lambari, produz uma pequena flor roseada, mas que para muitos, não possui valor ornamental.

O tipo de vaso influencia no cultivo?
O tipo de vaso garante o sucesso do desenvolvimento da lambari, isso porque suas raízes são espaçosas e superficiais. Desse modo, o recipiente ideal é o de boca larga, mesmo que não seja tão profundo. Além disso, deve conter os furos para escoamento de água e alças fortes para suportar o peso da planta. Colocar algumas pedras ou argila expandida no fundo do recipiente, é uma boa ideia.

Como tirar mudas da zebrina e plantar
Em primeiro lugar, preencha o vaso com substrato e adubo orgânico. Você também pode usar bokashi ou húmus de minhoca, ambos misturados com areia grossa. Após isso, puxe alguns galhos (com raízes), pois a propagação da zebrina se dá pela pela divisão das suas touceiras. Em seguida, enterre os rizomas da planta no centro do vaso e faça uma rega.
Na sala, no quarto ou na cozinha, onde deixar a lambari ?
Não há regras quanto a isso, porém, uma sugestão do Agro Notícias é identificar pontos de luz natural em cada cômodo e colocar a planta ali. Geralmente, estes locais estão próximos a janelas, portas e sacadas. Em resumo, o local bem iluminado aumenta o brilho das folhas e acelera o crescimento da Tradescantia.

Quando e como regar?
Não exagere nos cuidados com a rega da lambari, pois o excesso de umidade pode matar a planta. Nesse sentido, faça a irrigação de 3 em 3 dias, já será o suficiente. Renove o adubo a cada seis meses, se você deseja que a planta mantenha as cores sempre vivas.