Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Quanto tempo leva para a colheita do alho? Veja como plantar em casa em poucos passos

Salvador, 06 de julho de 2022, por Raíly Fortunato –   O Allium sativum, conhecido popularmente como alho, é uma planta herbácea de propagação vegetativa originaria da região asiática. Seu bulbo é um condimento base para a preparação de diversos pratos, podendo ser utilizado cru, refogado ou assado. Para além da culinária, o alho também se destaca devido ao seu valor nutricional, fonte de benefícios para a saúde, rico em nutrientes e substâncias, como antioxidantes.

Sendo assim, descubra como plantar alho em casa e obtenha todas as utilidades e benefícios que a planta bulbosa pode te proporcionar. Assim, continue conosco e confira em nossa matéria as condições climáticas ideais e o solo adequado, como realizar o plantio no vaso, o manejo e quando ocorre a colheita da espécie.

Clima e solo

O alho é uma espécie que se desenvolve melhor em climas mais amenos, como nos meses do outono e do inverno. Assim, a faixa ideal de temperatura para o plantio da espécie é entre 10 a 20 °C. Ademais, é ideal evitar épocas chuvosas, pois não são cultivares adeptos ao excesso de umidade no solo.

O solo, por sua vez, necessita ser leve, bem drenado, fértil, com conteúdo orgânico e nitrogenado, com pH entre 6,0 e 6,5. Ainda, o substrato necessita ter características medianas, ou seja, nem muito argiloso, nem muito arenoso, mas sim, areno-argiloso.

Como plantar alho em vasos?

Para iniciar o plantio do alho em vasos é essencial escolher o recipiente com tamanho adequado. Portanto, escolha um vaso com pelo menos 20 cm de profundidade para o desenvolvimento ideal dos bulbos. A maioria dos vasos plásticos de jardinagem já possuem furos na base, mas, caso não haja, faça os furos em casa para proporcionar o escoamento da água.

Adicione uma pequena camada de brita para jardim no interior do vaso, o que irá facilitar a drenagem da água. Após esse processo, adicione o substrato com nutrientes, que pode ser uma mistura de terra comum, areia e húmus de minhoca, na mesma proporção. Em seguida, adicione o substrato  no vaso com recuo de 5 cm do topo.

Para o plantio do alho, realize alguns buracos no substrato, contendo de 2 a 2,5 cm de profundidade em cada cova. Realize uma rega no solo antes de receber os dentes de alho, o que irá ajudar a assentar o material, observando também se a drenagem está correta

Coloque um dente de alho em cada buraco e cubra totalmente com o restante do substrato. Finalize regando o solo quando estiver com aspecto ressecado e posicionando o vaso em um local com luz solar direta.

Alho (reprodução Canva Pro)
Alho (reprodução Canva Pro)

Manejo

Adicione um fertilizante líquido na planta a cada três semanas ou uma vez ao mês, podendo ser de origem orgânica, como adubo líquido com borra de café. Quanto à irrigação, mantenha o substrato úmido, porém não encharcado, evitando assim, o apodrecimento do bulbo. Ademais, o alho é adepto à iluminação direta e constante, mas, preferencialmente, pelo horário matinal. Caso haja o aparecimento de algumas pragas em seu cultivo, afaste-os utilizando uma mistura caseira com água e bicarbonato ou água e sabão neutro.

Colheita

A colheita do alho é realizada quando duas a três folhas da planta estão amarelas ou secas, que varia de um período entre 3 a 9 meses. Portanto, faça a colheita em dias ensolarados e durante o período da manhã.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você agora saiba tudo que é necessário para realizar o plantio do alho em vasos. Ademais, que você também saiba o manejo adequado da hortaliça, de modo a garantir um bom desenvolvimento dos bulbos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais