Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Suculenta rabo-de-sereia, ótima opção para decoração interna: conheça mais sobre a espécie e aprenda como cultivar

Montes Claros, 5 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Hoje nós trouxemos uma novidade nada convencional, para você melhorar ainda mais a decoração da sua sala: é a suculenta rabo-de-sereia. A planta possui um aspecto especial e deixa qualquer ambiente mais sofisticado e moderno. Aliás, para melhorar ainda mais, a espécie é muito fácil de cultivar, veja!

Muitas vezes chamada de cacto-sereia e rabo-de-peixe, a suculenta rabo-de-sereia é originária do continente sul africano e possui um formato que lembra a cauda do ser mitológico. No entanto, chamá-la de cacto é um equívoco, pois são de famílias totalmente diferentes. A espécie é capaz de sobreviver longos períodos sem água, o que é uma mão na roda para quem sempre esquece de regar as plantas.

Suculenta rabo-de-sereia: Curiosidades e cultivo

Além do seu aspecto físico, a rabo-de-sereia possui duas grandes diferenças em relação às suas parentes próximas, são elas: têm maior desenvolvimento no inverno, e entra em dormência no verão. No mais, ela se adapta muito bem a diversos ambientes, podendo ser cultivada em sol pleno ou na sombra. Veja mais sobre o cultivo e saiba se é possível tirar mudas da planta:

suculenta rabo-de-sereia-Foto Canva Pro
suculenta rabo-de-sereia-Foto Canva Pro

Qual é o melhor solo?

De modo geral, os cuidados com a rabo-de-peixe são os mesmos que se pratica no cultivo de outras espécies de suculenta. Ou seja, o primeiro ponto a observar deve ser a qualidade do solo, isso é, a terra deve ser leve, de fácil drenagem e arenosa. Para não haver erros, o Agro Notícias orienta adquirir um substrato para suculentas em lojas especializadas.

Qual é o tamanho adequado do vaso?

Para esta espécie, o vaso médio (de 15 cm de profundidade) é a melhor opção, pois em recipientes grandes, as raízes permanecem úmidas por mais tempo, o que pode atrapalhar o desenvolvimento. Aliás, os vasos de argila são os mais indicados, já que segundo alguns paisagistas, o vegetal tem a sensação de estar plantado diretamente no chão.

Devo regar a suculenta rabo-de-sereia todos os dias?

Este é um ponto muito importante dessas dicas, pois é exatamente na hora de regar que muitas pessoas acabam encharcando o solo, e matando a planta. Desse modo, faça a rega somente quando o substrato estiver totalmente seco. Além disso, não molhe os “galhos” da suculenta rabo-de-sereia durante a irrigação.

Tem como fazer mudas da rabo-de-peixe?

Tem sim, mas o processo não é tão simples, a propósito, este é um dos motivos pelo qual a suculenta rabo-de-sereia é considerada uma espécie rara. Sendo assim, quando sair uma nova haste, corta-a, deixe secar por alguns dias e plante em um vaso novo. O próximo passo e manter os cuidados conforme orientado acima, e torcer para que a planta cresça no formato cristata.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais