Suculenta rabo-de-sereia, ótima opção para decoração interna: conheça mais sobre a espécie e aprenda como cultivar
Montes Claros, 5 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Hoje nós trouxemos uma novidade nada convencional, para você melhorar ainda mais a decoração da sua sala: é a suculenta rabo-de-sereia. A planta possui um aspecto especial e deixa qualquer ambiente mais sofisticado e moderno. Aliás, para melhorar ainda mais, a espécie é muito fácil de cultivar, veja!
Muitas vezes chamada de cacto-sereia e rabo-de-peixe, a suculenta rabo-de-sereia é originária do continente sul africano e possui um formato que lembra a cauda do ser mitológico. No entanto, chamá-la de cacto é um equívoco, pois são de famílias totalmente diferentes. A espécie é capaz de sobreviver longos períodos sem água, o que é uma mão na roda para quem sempre esquece de regar as plantas.
Suculenta rabo-de-sereia: Curiosidades e cultivo
Além do seu aspecto físico, a rabo-de-sereia possui duas grandes diferenças em relação às suas parentes próximas, são elas: têm maior desenvolvimento no inverno, e entra em dormência no verão. No mais, ela se adapta muito bem a diversos ambientes, podendo ser cultivada em sol pleno ou na sombra. Veja mais sobre o cultivo e saiba se é possível tirar mudas da planta:

Qual é o melhor solo?
De modo geral, os cuidados com a rabo-de-peixe são os mesmos que se pratica no cultivo de outras espécies de suculenta. Ou seja, o primeiro ponto a observar deve ser a qualidade do solo, isso é, a terra deve ser leve, de fácil drenagem e arenosa. Para não haver erros, o Agro Notícias orienta adquirir um substrato para suculentas em lojas especializadas.
Qual é o tamanho adequado do vaso?
Para esta espécie, o vaso médio (de 15 cm de profundidade) é a melhor opção, pois em recipientes grandes, as raízes permanecem úmidas por mais tempo, o que pode atrapalhar o desenvolvimento. Aliás, os vasos de argila são os mais indicados, já que segundo alguns paisagistas, o vegetal tem a sensação de estar plantado diretamente no chão.
Devo regar a suculenta rabo-de-sereia todos os dias?
Este é um ponto muito importante dessas dicas, pois é exatamente na hora de regar que muitas pessoas acabam encharcando o solo, e matando a planta. Desse modo, faça a rega somente quando o substrato estiver totalmente seco. Além disso, não molhe os “galhos” da suculenta rabo-de-sereia durante a irrigação.
Tem como fazer mudas da rabo-de-peixe?
Tem sim, mas o processo não é tão simples, a propósito, este é um dos motivos pelo qual a suculenta rabo-de-sereia é considerada uma espécie rara. Sendo assim, quando sair uma nova haste, corta-a, deixe secar por alguns dias e plante em um vaso novo. O próximo passo e manter os cuidados conforme orientado acima, e torcer para que a planta cresça no formato cristata.