Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Veja algumas dicas para lavar roupa preta da maneira correta; detalhes podem fazer a diferença com essas peças

Evite problemas como manchas, plumas e desbotamento de suas peças

Novo Hamburgo, 07 de junho de 2022, por Jones Backes – Lavar roupa preta da maneira correta é fundamental para manter a qualidade e durabilidade da peça. Afinal, elas são essenciais no guarda-roupa e, por essa razão, é sempre importante ter algumas prontas para vestir. Sendo assim, hoje reunimos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora da lavagem. 

Primeiramente, antes de aprender como lavar roupa preta da maneira correta é necessário ler com atenção a sua etiqueta. Com isso, você consegue saber o que pode e o que não pode fazer com o tecido em questão. Além do mais, sempre que possível, selecione os tecidos (para a lavagem) por textura, e não somente cor.

Lavar roupa preta da maneira correta
Veja algumas dicas para lavar roupa preta da maneira correta; detalhes podem fazer a diferença com essas peças / Fonte: Pixabay

Dicas importantes para lavar roupa preta

Antes de mais nada, lembre-se de fazer a devida separação das peças antes da lavagem. Embora pareça algo simples e, por isso, desnecessário, separar as roupas pretas das coloridas e brancas é fundamental para evitar possíveis acidentes. Nesse caso, estamos falando de manchas. Além disso, outras medidas também são importantes, como:

Não deixe a peça de molho durante muito tempo 

Na verdade, se for possível, evite deixá-la de molho. Isso porque tecidos escuros tendem a desbotar mais do que outros e deixá-los de molho acelera esse processo.      

Nunca (jamais) use alvejantes para lavar roupa preta

Produtos abrasivos, como alvejantes ou água sanitária podem descolorir a peça. Dessa maneira, ela pode ficar com várias manchas claras.

Vire ao avesso antes da lavagem 

Antes de colocar na máquina, vire-as ao avesso, pois ajudará a diminuir o atrito e, como resultado, a qualidade do tecido se mantém;   

Evite secá-la ao sol

Outra dica de ouro para lavar roupa preta da maneira correta é evitar deixá-la secar ao sol. Afinal, sabemos que a luz solar pode desbotar as cores e, no caso de tecidos escuros, nãos seria diferente.    

Para lavar roupa preta prefira o sabão líquido 

Por último, mas não menos importante, preferia o uso do sabão líquido, ao invés do em pó. Isso acontece porque a segunda opção provoca mais atrito durante a lavagem, causando um maior desgaste no tecido.

Somado a essas dicas de como lavar roupa preta da maneira correta que o Agro Notícias te ensinou, lembre-se de nunca usar produtos em excesso. Nesse sentido, seja o sabão, detergente ou amaciante, tome cuidado para não exagerar na dose, pois eles também podem causar manchas.

Dica extra 

Contudo, nossa lista de truques não acaba aqui, pois guardamos a melhor dica de todas para o final. Desse modo, saiba que você pode acentuar a tonalidade da peça de um jeito bem simples: usando vinagre branco de álcool. Assim, a ideia aqui é substituir o amaciante por vinagre.

Dessa forma, para lavar roupa preta da maneira correta e preservar a sua cor, adicione na lavagem 250 mililitros de vinagre. Coloque-o diretamente na máquina já cheia, no compartimento destinado ao amaciante. Em seguida, basta iniciar o ciclo de lavagem como de costume e pronto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais