Dinheiro

Vale (VALE3): ação está barata? É compra em 2022? Confira neste artigo

Belo Horizonte, quarta-feira, 21 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A Vale (VALE3) reportou  os resultados referentes ao segundo trimestre de 2022. A mineradora foguete teve um lucro líquido, totalizando 30 bilhões de reais. Então, é hora de comprar VALE3? A resposta mais curta, segundo analistas, é que não, entenda por quê.

Houve uma queda de -10% na receita da Vale no 4T21 ante o quarto trimestre de 2020; já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recuou -24% no período.

No caso do lucro líquido, foi quase 7 vezes maior do que o registrado no 4T20, período em que foi impactado pela tragédia em Brumadinho. Portanto, confira maiores detalhes nesta matéria preparada pelo nosso Blog.

O que dizem os analistas do mercado?

Na visão do analista Fabiano Vaz, da casa de análise Nord Research, 2021 foi um ótimo ano para a mineradora, que surfou muito bem a escalada do minério de ferro — à época, chegou a superar os 200 dólares.

Isso refletiu em um crescimento de +55 por cento no Ebitda da mineradora. Mas assim como os fortes ciclos impulsionam os resultados, os ciclos negativos da commodity pressionam. Do meio do ano passado para cá, os cortes de produção de aço e a desaceleração do setor imobiliário na China, por conta da crise de liquidez da Evergrande, derrubaram os preços do minério.

O mercado sabe que a Vale depende de minério e leva suas ações junto à commodity. Contudo, diferentemente de empresas de commodities como Aura Minerals (AURA33) e PetroRio (PRIO3), a Vale não tem capacidade de aumentar sua produção ou reduzir os custos.

A Vale e o preço do minério de ferro

No entendimento do nosso analista, se a Vale aumentar a produção, ela derrubará o preço da commodity pela maior oferta no mercado. Além disso, a companhia ainda tem dificuldade em reduzir os custos em razão da complexidade da operação e por não conseguir escalar a produção.

Isso somado à perspectiva de um crescimento chinês mais fraconovos cortes na produção de aço no futuro e no controle de preços do minério (combate à especulação de preços) são fatores que devem impactar o crescimento futuro.

Não obstante, o mercado deve passar a precificar a queda nos preços do minério de ferro. Para se ter uma ideia, a própria Vale, em seu Investor Day, indicou que o Ebitda da mineradora deve apresentar queda em 2023. A empresa fez uma análise de sensibilidade para o Ebitda de 2023

Vale3 ainda vale a pena em 2022?

No entendimento do analista da Nord Research, na matéria do dia 05/08, pelo valor que a empresa negocia hoje e o Ebitda estipulado, a Vale negociaria entre 5,5x a 3,8x Ebitda 2023, bem mais alto do que os 2,7x atuais. Portanto, o analista da Nord ressalta que a Vale é uma ótima empresa e com forte geração de caixa, mas depende do minério.

Vale (VALE3): ação está barata? É compra em 2022? Confira neste artigo
Vale (VALE3): ação está barata? É compra em 2022? Confira neste artigo

Assim, tendo entendido tudo o que dissemos e com base nas expectativas e sinalizações da China, pelo valor atual, consideramos que temos oportunidades melhores como Ambipar (AMBP3), Kepler Weber (KEPL3), Taurus Armas (TASA4) e Aura Minerals (AURA33).

Apesar de não serem empresas do setor, são exemplos de empresas que crescem e que nos proporcionam uma perspectiva melhor de crescimento futuro.

Por fim, acompanhar o preço das ações e saber os fundamentos que fazem ela oscilar é fundamental na tomada de decisão. Desse modo, esperamos que este artigo preparado pelo site Diário Superpix possa lhe ajudar a avaliar melhor sua entrada no mercado e na empresa Vale.

Por ora, se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo