Especiais

Mudanças climáticas colocam em xeque a produção agrícola global

Cientistas já demonstram preocupação com o impacto dessas mudanças

Nova Mutum-MT, terça-feira, 9 de maio de 2023, por Dabliu Mendes – As mudanças climáticas são uma das grandes preocupações da humanidade e da comunidade científica. Segundo especialistas, o planeta Terra corre perigo nos próximos anos, devido ao excesso de emissão de gases. Se o aquecimento global persistir, a situação poderá se tornar irreversível no futuro. Já existem, inclusive, impactos imediatos na produção agrícola mundial.

Na verdade, esses impactos já foram temas de postagens no portal DiarioSP. As mudanças climáticas estão impondo um desafio para a comunidade científica mundial. Quando ocorrem mudanças climáticas, há um excesso de chuva durante os períodos previstos e também há um excesso de estiagem no período previsto. A estiagem mais prolongada afeta a produção agrícola, algo crucial para o mundo inteiro, já que é a base da alimentação das pessoas em todos os lugares.

Impactos das mudanças climáticas em outros setores

Mudanças climáticas colocam em xeque a produção agrícola global. Foto: Pixabay
Mudanças climáticas colocam em xeque a produção agrícola global. Foto: Pixabay

Os impactos das mudanças climáticas não se restringem à produção agrícola. As doenças e patologias podem afetar as pessoas, sendo que a própria pandemia da Covid-19 pode ter surgido por conta das mudanças climáticas. Com relação ao Brasil, não há ainda um cenário tão devastador como em outras partes do mundo, mas a partir de 2050, a produção agrícola no Brasil poderá começar a ser comprometida.

Os impactos na agricultura brasileira já são sentidos na região Sul, por exemplo, onde o clima subtropical é mais sensível às mudanças climáticas. A estiagem prolongada afetou profundamente a produção local, o que obrigou o governo a gastar uma boa quantidade de dinheiro para ajudar os produtores durante os períodos mais difíceis.

Uma das questões preocupantes com as mudanças climáticas na produção agrícola é o gasto extra que se terá. O produtor rural em dificuldades acaba atrapalhando diversos outros setores e precisa contar com a ajuda financeira do estado. Isso é um problema que vem se alastrando pelo mundo, e como a produção agrícola se torna mais difícil, naturalmente acaba elevando o custo da produção, o que também gera impacto nos gastos do consumidor final.

Mais pobres sofrem mais

Consequentemente, as pessoas de poder aquisitivo mais baixo acabam sofrendo mais, pois terão mais dificuldades em adquirir determinados produtos. A vulnerabilidade de muitas famílias aumenta e se amplia a chamada insegurança alimentar. Muita gente tem o que comer naquele momento, mas não sabe se terá o que comer nos próximos dias.

Para minimizar esse quadro de mudanças climáticas mundial, é importante que os governos assumam os compromissos de reduzir efetivamente a emissão de gases, o que poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e até mesmo para salvar o planeta. As mudanças climáticas, além de afetar a produção agrícola mundial, são um risco à existência da população no planeta nos próximos anos.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo