Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Parque da Orla do Guaíba: iniciaram as obras daquele que será o maior complexo turístico dentre as capitais do Brasil

Conheça aqui detalhes desse ambicioso projeto da capital gaúcha

Novo Hamburgo, 08 de julho de 2022, por Jones Backes – O Parque da Orla do Guaíba teve suas obras oficialmente iniciadas no último dia 05. Projetado para ser o maior complexo temático turístico dentre as capitais do Brasil, o local abrangerá a área do Parque Harmonia, local onde ocorre o Acampamento Farroupilha, desde 1981, bem como a região da orla em frente ao local.

Com uma área superior a 70 hectares, o Parque da Orla do Guaíba contará com atrações para toda a família. A promessa é que o projeto feche com chave de ouro a série de revitalizações, que ocorrem à beira do principal rio de Porto Alegre, nos últimos anos. 

parque da orla do rio Guaíba
Parque da orla do rio Guaíba – Imagem Instagram

Futuras atrações do Parque da Orla do Guaíba

Com uma repleta área verde, o local será uma ótima do neto ao vovô. Entre suas principais atrações observadas pelo Diário SP, é possível citar a área gastronômica, que contará com a vila germânica, a vila italiana, além de churrascaria e lanchonetes. Também será possível ter uma linda visão panorâmica, em um passeio na roda gigante de 66 metros de altura que consta no projeto.

O projeto ainda prevê trilha de caminhada entre réplicas de dinossauros, parques infantis, banheiros e uma arena de eventos com capacidade para 40 mil pessoas. Outros detalhes ainda faltam ser confirmados, no entanto, não faltarão atrações focadas no entretenimento, esporte e lazer. Além do mais, elementos da cultura e folclore gaúchos serão peças centrais na temática do parque.

A obra

Antes de mais nada, o orçamento previsto é de 280 milhões de reais, porém, o preço total pode chegar a 350 milhões. Assim sendo, a construção está dividida em quatro etapas. Dessa forma, a primeira delas está prevista para ser entregue em setembro de 2023, sendo a última para setembro de 2027.  

Os responsáveis pelo projeto do parque enfatizam que a ideia é dar opções para os moradores da cidade. Ademais, atrair uma parcela dos turistas que desembarcam em Porto Alegre, com destino às cidades turísticas da serra. Com isso, a previsão é receber cerca de 11 milhões de pessoas por ano.

Parque da orla do rio Guaíba
Parque da orla do rio Guaíba – Imagem Instagram

 

Já os tradicionalistas e apreciadores da cultura gaúcha que ocupam o local com seus acampamentos e atrações a mais de 40 anos, podem ficar tranquilos. De acordo com a administração do projeto do Parque do Guaíba, o acampamento está garantido e será modernizado. A ideia é valorizar ainda mais aqueles que apreciam uma boa costela assada no fogo de chão, ou sorver um mate amargo em uma bela noite de inverno.

Segurança no futuro Parque do Guaíba

Por fim, o projeto do Parque da Orla do Guaíba contará com o que há de mais moderno no quesito de segurança. Câmeras de segurança de última geração e itens utilizados nos maiores eventos do mundo farão a segurança daqueles que estiverem visitando o local. Então, agora é só esperar para poder curtir bons momentos nesse novo centro turístico da capital gaúcha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais