Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Prefeitura de Montes Claros retoma a construção da CEMEI do Delfino Magalhães e Jardim Olímpico: “previsão de 600 novas vagas”

A previsão é que as duas escolas absorvam parte do fluxo de alunos da zona leste da cidade

Montes Claros, 08 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Após uma longa pausa por falta de recursos, a prefeitura de Montes Claros retomou a construção da CEMEI do Delfino Magalhães e Jardim Olímpico. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), em previsão, terá duas escolas, a fim de que absorvam parte do fluxo de alunos da zona leste da cidade. Em resumo, são estimadas mais de 600 vagas para atender a população e desafogar as creches da região.

Segundo informações publicadas no site da prefeitura, a construção da CEMEI do Delfino Magalhães já está na reta final, perto da inauguração. Por outro lado, obras do Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Jardim Olímpico ainda estão em fase inicial, lançando os primeiros alicerces. As construções adotam os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, onde conforto e segurança são prioridades.

De onde vem o dinheiro para a construção das CEMEIs?

O programa Educamoc é o maior pacote de investimento na educação da história de Montes Claros. O pacote milionário foi anunciado pelo prefeito Humberto Souto durante uma coletiva de imprensa em agosto do ano passado. Segundo o gestor, o projeto inclui a construção de escolas municipais, CEMEIs e quadras poliesportivas. “Ao todo, o investimento é de R$ 100 milhões de reais em 20 obras novas”, disse ele.

Na mesma entrevista, o prefeito afirmou que além das construções prediais, o programa prevê a compra de 25 mil tablets, que serão distribuídos aos alunos da rede municipal. Além disso, o Diário SP verificou o projeto cita a abertura de um edital para a contratação de mil novas vagas. Em suma, o objetivo é suprir a demanda por professores do infantil e fundamental e reforçar o atendimento aos alunos.

construção das CEMEIs-Imagens Instagram
construção das CEMEIs-Imagens Instagram

Como é uma CEMEI por dentro?

O padrão estrutural é o mesmo para todas as unidades. Os CEMEIs do tipo B possuem oito salas com capacidade de receber 400 alunos. A faixa etária é de 0 a 5 anos e as turmas terão que se dividir em dois turnos. Por fim, a estrutura possui um pátio com cerca de 200 metros quadrados, banheiros adaptados e um pequeno parque de diversões.

Novas CEMEIs serão construídas: veja onde

Montes Claros ainda possui muitas unidades de ensino com obras paralisadas. No entanto, a prefeitura atribui o problema a falhas no repasse de verbas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Contudo, o prefeito acredita que através do programa Educamoc, será possível retomar e concluir os trabalhos.

Além da construção da CEMEI do Delfino e Jardim Olímpico, já existem ordens de serviço expedidas para o início de novos Centros Educacionais. Aliás, alguns dos bairros contemplados são: Nova América, Morada do Sol, Canelas, bairro Melo, Chiquinho Guimarães, Aurora Monteiro e Jaraguá II. Além disso, há autorização para a construção da Escola Municipal dos bairros Vila Cedro/Vila Castelo Branco, além da construção de quatro salas na Escola Municipal Hilda Carvalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais