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Saiba como fazer a sua carteira de trabalho digital e facilite sua vida profissional

A carteira de trabalho digital traz as mesmas informações que a carteira de trabalho física, mas de modo facilitado para empregado e empregador

Santo André, 10 de julho por Helen Batista – A Portaria 1.065/2019 é quem traz as novidades a respeito da carteira de trabalho digital, entretanto, a carteira de trabalho física ainda é válida em todo território nacional. Desse modo, caso você pense em ter a sua digitalmente, é importante guardar a antiga.

O mais interessante é que a nova carteira de trabalho digital, através do CPF do trabalhador, vai reunir todos os contratos trabalhistas. Além disso, o empregador também poderá consultar as anotações e o histórico do profissional.

A nova carteira de trabalho está disponível no site do Trabalho do Ministério da Economia. Também é possível acessar através do aplicativo CTPS Digital (Android e iOS). Em ambos os casos, as informações estarão atualizadas. Saiba mais detalhes na matéria do Diário Sp.

Como emitir a carteira de trabalho digital

Para emitir sua carteira de trabalho digital, tanto no site quanto no aplicativo, basta seguir os seguintes passos:

Site:

  1. Primeiramente, entre no site https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=trabalhador.carteira”, e clique em entrar com Gov.br;
  2. Em seguida, coloque seu CPF e senha do site Gov.br, caso não tenha, faça seu cadastro;
  3. Então, clique em carteira de trabalho digital;
  4. Caso não exista nenhuma inconsistência, está criada sua carteira digital.

Aplicativo

  1. Em seu Android ou IOS, na loja de APP, procure por “CTPS Digital”;
  2. Os passos são os mesmos que no site, entre com sua senha de Gov.br;
  3. Em seguida, escolha a opção carteira de trabalho digital e, pronto.

Como o empregador tem acesso às informações da carteira digital

O empregador tem acesso à carteira digital de trabalho do funcionário através do CPF. Inclusive, o empregador consegue colocar todas as informações necessárias no momento da admissão, assim como acontecia com a carteira de trabalho física.

Entretanto, de uma maneira mais simples, rápida e com acesso digital, a maior vantagem é diminuir a burocracia.

O que mais está disponível a população no site do Ministério da Economia 

Além da carteira de trabalho digital, a população tem acesso aos seguintes benefícios no site do Ministério da Economia:

  • Beneficio emergencial;
  • Seguro desemprego;
  • Perfil profissional;
  • Vagas de emprego;
  • Processo seletivo;
  • Agenda de atividades;
  • Consulta do abono salarial.

Além disso, a população também pode acessar a escola do trabalhador, nela, são encontrados diversos cursos de capacitação profissional. Todos os cursos são online e gratuitos. Basta de inscrever e começar a estudar.

Entretanto, para acessar tais benefícios é necessário o preenchimento do currículo e os dados do trabalhador.

Enfim, segundo o Ministério do Trabalho: “A Carteira de Trabalho Digital tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social”.

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