Diário Supremo
O seu site do dia a dia!

Tecnologia 5G chega ao Brasil

Saiba qual a primeira cidade do país a ser beneficiada

Nova Mutum, 08 de julho de 2022, por Camila Vicente – Nesta quinta-feira, falaremos sobre a tão esperada internet 5G. A saber, ela é a quinta geração de Internet móvel e oferece uma melhor velocidade de conexão.

Ademais, a Internet é uma rede global de conexão. Assim, ela permite o compartilhamento de dados entre diversos dispositivos. Assim, pode parecer ser antiga, no entanto, tem somente cinquenta anos, como você poderá acompanhar no Diário Sp.

Saiba qual a primeira beneficiada com a Internet 5G

Outrossim, a Internet 5G chegou em Brasília dia 06 de julho, quarta-feira. Assim, Brasília foi a primeira a ter sinal da nova Internet, que agora está em funcionamento em todo o país. Acredita-se que até o final de setembro todas as capitais já tenham acesso à tecnologia.

A saber, existem algumas localidades do país em que o 5G compartilha transmissão com o 4G e isso faz com que não seja pleno. Agora, com uma faixa exclusiva para a nova tecnologia, isso muda. As pessoas poderão usar sua capacidade como um todo.

Diferença entre a internet 5G e a 4G

Primeiramente, a principal diferença entre a atual Internet e a antiga (5G), está relacionada à velocidade, permitindo uma resolução e qualidade melhor de imagens, sons e vídeos. Cabe ser mencionado também o tempo de resposta do aparelho, aplicativo ou site, chamado de (baixa latência). Em resumo, trata-se de dispor de uma resposta rápida da rede.

Conforme Eduardo Neger, Presidente da Abranet, com uma rede mais rápida, um médico consegue fazer cirurgias a distância, ou fazer o gerenciamento de maquinários. E tudo isso sem a necessidade de estar presente perto do equipamento.

Em mesmo sentido, a baixa latência perite o aumento da realidade, e isso resulta em uma resposta super rápida posterior à alguma interação com objetos. Conforme pesquisas, é possível conectar 200x mais dispositivos, podendo ser futuramente compartilhado com eletrodomésticos, veículos, casa e outros que se conectarem a Internet.

Experiencia com a nova tecnologia

Ademais, a capital federal é a primeira e testar a nova tecnologia e muitos falam ser incrível a velocidade e facilmente perceptível. A saber, foi liberado somente para operadoras  TIM, Claro e Vivo.

Muitos na web alegam que a Internet 5G é difícil de ser confundida com a anterior. Assim, desde o primeiro contato, a Internet disponibilizada pela operadora Vivo permanece estável.

Limitação em desfavor do 5G e dos consumidores

Por outro lado, apenas 67 modelos de celular não aceitam essa nova tecnologia, como, por exemplo, modelos recentes de empresas como da Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola e outras. Também, não se sabe ao certo se haverá reajuste nos preços de pacotes de dados já que irá demandar tempo até que chegue essa tecnologia em outras regiões do estado. Cabe salientar que embora haja uma nova tecnologia, a Internet 45 ainda permanecerá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais