Para Você
Carregando...

Derrite diz que etanol para falsificar bebidas também era adulterado com metanol

Derrite diz que etanol para falsificar bebidas também era adulterado com metanol. Imagem: Governo de SP

Derrite diz que etanol para falsificar bebidas também era adulterado com metanol. Imagem: Governo de SP

Após a Polícia Civil descobrir um laboratório em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que adulterava bebidas com etanol, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, deu uma entrevista coletiva sobre o assunto. E falou com os jornalistas na tarde desta sexta-feira (10), na capital paulista.

Segundo Derrite, um dos problemas que gerou a intoxicação de tantas pessoas é a quantidade de metanol encontrado no etanol. No caso, esse produto tinha mais de 40% de metanol e o produto teria vindo de uma mesma rede de postos de combustível.

Notícias relacionadas

Conduto, o secretário descartou a participação de facções criminosas neste caso. E disse que os falsificadores acabaram ‘prejudicados’ por outra organização, esta que ganha dinheiro adulterando combustíveis nos postos.

Derrite destaca ação de associação criminosa

Derrite diz que etanol para falsificar bebidas também era adulterado com metanol. Imagem: Governo de SP

Então, o secretário Guilherme Derrite afirmou que, na expectativa de adulterar fórmulas de bebidas falsificadas, compraram etanol. E esse etanol tinha essa adulteração nos postos, mas não sabiam necessariamente que houve essa adulteração.

“É uma associação criminosa que foi prejudicada por uma organização criminosa”, afirmou o secretário. Ainda de acordo com Derrite, adulterar bebidas alcoólicas é algo antigo, sem novidade.

Inclusive, quando há 0,1% de metanol concentrado na bebida, já trás prejuízo para as pessoas. E, no caso que vem afetando centenas de pessoas, a concentração do produto químico chega a 36% e 40%.

Ainda não se sabe se esse produto para adulteração de bebida alcoólica veio de um único posto, ou de uma rede de postos da mesma organização. Essa é a linha de investigação da Polícia Civil.

Por isso que a gente descartou, num primeiro momento, a participação do PCC nesse processo. (…) Não quero absolver o criminoso ou criar uma tese de defesa pra ele, mas pode ser que adulteraram sem saber do nível tão grande assim de metanol dentro do etanol

Mulher é presa em flagrante

Na manhã desta sexta, antes da coletiva do secretário Derrite, a Polícia Civil prendeu uma mulher em flagrante no laboratório em São Bernardo. Ela adulterava bebidas com gim e vodka, enquanto o marido dela, que já tem passagem pelo mesmo crime, ainda está foragido e é procurado pela polícia.

Até agora, cerca de 1.800 garrafas já foram apreendidas nas ações policiais no estado de São Paulo. E 300 delas foram periciadas por enquanto, com 50% constando algum tipo de irregularidade e adulteração.

Por enquanto, três pessoas já morreram no estado de São Paulo por conta de bebida adulterada com metanol. E isso fez o secretário Guilherme Derrite liderar uma força-tarefa na tentativa de descobrir a origem.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes