Para Você
Carregando...

PF e Ministério fazem ação em depósitos contra metanol em SP

PF e Ministério fazem ação em depósitos contra metanol em SP. Imagem: Divulgação Polícia Federal

PF e Ministério fazem ação em depósitos contra metanol em SP. Imagem: Divulgação Polícia Federal

De olho nos casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, o Ministério da Agricultura, com apoio da Polícia Federal, iniciou nesta quinta-feira (2), uma ação em diversos depósitos de distribuição de bebidas. Essa ofensiva acontece tanto em cidades da Grande São Paulo quanto no interior.

Mas, essas ações desta quinta não são aleatórias: se direcionam a locais que apareceram durante denúncias e pela investigação da Polícia Federal. E é a primeira após essa determinação feita pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Notícias relacionadas

Nesta manhã, a Polícia Federal foi a um depósito em Embu das Artes, na Grande São Paulo, que funciona como um atacadão e recebe garrafas suspeitas de adulteração. Além disso, uma distribuidora de bebidas apontada como clandestina, na cidade de Pilar do Sul, perto de Itapetininga também virou alvo. E toda essa ação começou na sede da Lapa, em São Paulo, e também na sede da PF de Sorocaba.

Maioria dos casos com metanol aconteceram em São Paulo

PF e Ministério fazem ação em depósitos contra metanol em SP. Imagem: Governo de SP

Até a última quarta-feira (1), se registrou no Brasil um total de 43 casos notificados suspeitos de intoxicação por metanol inserido nas bebidas. Porém, 39 deles foram no estado de São Paulo, segundo dados do CIEVS Nacional (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

Dos 39 casos suspeitos em São Paulo, dez se confirmaram para o produto químico na bebida. Enquanto isso, outros 29 estão em fase de investigação, além de outros quatro no estado do Pernambuco.

O estado de São Paulo, o governo ainda registrou uma morte por conta da ingestão de metanol. No entanto, outras sete continuam em processo de investigação no estado, além de outros dois casos em Pernambuco.

Todos os dez casos de intoxicação no estado de São Paulo estão confirmados através de laudos. Inclusive, mostram que isso aconteceu após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Seis mortes estão relacionadas à intoxicação

Por enquanto, São Paulo tem seis mortes relacionadas à intoxicação por metanol. E uma delas foi já confirmada por conta da ingestão de bebida e as demais ainda estão em análise, mas com indício clínico.

Segundo as investigações, essa intoxicação veio por conta de bebidas como vodca, whisky e gin. Em alguns casos, as vítimas ficaram internadas em estado grava e houve até quem perdesse a visão nos últimos dias.

Segundo os médicos, o metanol inicialmente ataca o fígado e se transforma nesta substância tóxica. Em resumo, esse produto é um álcool, mas que se utiliza de forma industrial.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes