Para Você
Carregando...

Sala Azul será ativada na Câmara de SP em agosto

Sala Azul será ativada na Câmara de SP em agosto. Imagem: Divulgação

Sala Azul será ativada na Câmara de SP em agosto. Imagem: Divulgação

A Câmara Municipal de São Paulo terá sua primeira Sala Azul a partir de agosto. Esse espaço é voltado para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que eventualmente frequentam o local, que é aberto por ser um órgão público e do povo.

Essa iniciativa inédita já tinha sido anunciada em junho deste ano. Assim, a Sala Azul se tornará um apoio importante para descompressão e acolhimento das crianças autistas.

Notícias relacionadas

No final de junho, o presidente da Câmara de São Paulo, o vereador Ricardo Teixeira (União) comunicou a novidade. E o anúncio aconteceu no CEU (Centro Educacional Unificado) Uirapuru, no bairro do Butantã, na capital paulista.

Sala Azul ajudará crianças autistas a evitarem crises

Sala Azul será ativada na Câmara de SP em agosto. Imagem: Câmara de SP

Com a criação da Sala Azul na Câmara de São Paulo, essas crianças portadoras de TEA terão a chance de ter a chamada acomodação sensorial e desaceleração. Esses lugares são voltados a pessoas com TEA e neuroatípicas.

Desta maneira, quando evitam a sobrecarga sensorial, também minimizam o risco de crises emocionais. Muitas vezes, essas situações deixam as crianças até mesmo mais agressivas, dependendo do grau.

Segundo o vereador, essa é uma oportunidade para as diversas mães e pais que visitam a Câmara. Até então, elas não tinham um espaço propício para deixar os filhos.

As mamães, principalmente, querem ir até a Câmara, mas chegam lá e não têm onde deixar as crianças. Então, a partir de agosto, vocês também serão atendidos na Câmara Municipal de São Paulo

Para funcionar de forma adequada, a Sala Azul na Câmara será reservada e terá itens como os chamados fones redutores de ruídos. E contará com outros itens como objetos reguladores, ou seja, que possuem pouco estímulo visual e sonoro. Todos eles terão fácil acesso e sinalização adequada para a utilização pelas crianças com TEA.

Espaço ficará no subsolo

Até para garantir maior tranquilidade às crianças com TEA, a Sala Azul ficará no 1º subsolo da Câmara de São Paulo, o ‘Palácio Achieta’. Com isso, acaba também atendendo uma antiga demanda dos munícipes que frequentam e visitam a Casa de Leis na capital paulista.

Nos últimos anos, os poderes públicos passaram a voltar mais atenção para as crianças autistas, até como uma forma de inclusão. Afinal de contas, muitos precisam de atendimento diferenciado para garantir o bem-estar.

E  locais como a Sala Azul já são comuns em lugares como shoppings e restaurantes em diversos lugares do Brasil. Na Câmara, estará em funcionamento na volta do recesso dos vereadores.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes