Para Você
Carregando...

Virada Cultural em SP terá segurança ampliada

Virada Cultural em SP terá segurança ampliada. Imagem: Divulgação Polícia Militar

Virada Cultural em SP terá segurança ampliada. Imagem: Divulgação Polícia Militar

A Virada Cultural em São Paulo terá o reforço de 4.200 agentes de segurança entre Polícia Civil e Militar. Assim, o evento que acontece neste final de semana, entre 24 e 25 de maio, terá esse importante reforço na segurança.

Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo nesta semana. Assim, a Virada Cultural, que projeta a presença de 5 milhões de pessoas, poderá transcorrer com mais tranquilidade.

Notícias relacionadas

No entanto, os agentes de segurança irão contar com apoio de tecnologias e ferramentas adequadas. Por exemplo, terão as câmeras fixas existentes e as câmeras móveis, além de drones e o Olho de Águia, que conseguem visualizar em tempo real todos os locais e palcos do evento.

Virada Cultural terá sala de gerenciamento

Virada Cultural em SP terá segurança ampliada. Imagem: Divulgação / Edson Lopes Jr / SECOM – SP

Durante essa edição do Virada Cultural em São Paulo, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) terá uma sala própria dentro do evento. Por lá, conseguirá gerenciar todos os incidentes e ocorrências. E terá a participação de unidades da Polícia Militar e de outros órgãos participantes do sistema de segurança.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, haverá montagem de gradis e tapumes para o melhor controle do público. E, ainda, haverá torres de monitoramento para observação mais panorâmica do evento.

Em termos de veículos, a segurança terá cerca de 900 viaturas em cena. E serão carros da Rota, Choque, Cavalaria, Baep, canil, Comando de Aviação e Corpo de Bombeiros, além de agentes de trânsito.

Enfim, a expectativa é ter um grande aparato de estrutura e segurança para garantir conforto aos frequentadores. E, claro, oferecer a melhor experiência para o público no local.

“As ações visam garantir a segurança para todos os participantes, reduzir crimes e ocorrências mais comuns, e certificar a resposta rápida e eficaz em caso de incidentes”, disse a SSP.

Plantões serão reforçados

Agora, a Polícia Civil também terá um plantão reforçado nas delegacias, com atendimentos 24 horas. A ideia é garantir maior agilidade no registro de eventuais flagrantes e eventuais ocorrências, normalmente comuns neste tipo de evento como a Virada Cultural, com muita aglomeração.

Enquanto isso, no lado de fora do evento, haverá reforço do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Neste caso, os agentes terão um trabalho voltado para prevenção, ou seja, evitando que ocorrências aconteçam no festival.

Por fim, a Virada Cultural de São Paulo terá o apoio do SAT (Serviço Aerotático). Ele irá fazer o auxílio nos momentos de maior aglomeração de gente no evento na capital paulista.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes