Gás de cozinha está caro? Confira essas dicas incríveis para economizar e diminuir impacto no orçamento

Vale gás: confira quais os riscos de se perder o benefício. Foto: Canva

Vale gás: confira quais os riscos de se perder o benefício. Foto: Canva

São José dos Campos-SP, 22 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (22) a redução do preço do gás de cozinha para as distribuidoras. Ainda assim, o preço continua alto. Afinal de contas, em muitos lugares passa dos R$ 100 e é preciso economizar.

Desta maneira, ainda mais para as pessoas de baixa renda, o preço do gás de cozinha causa um impacto importante no orçamento doméstico. Assim, evitar desperdício é uma necessidade para as famílias.

Por exemplo, entre abril de 2021 e abril de 2022, o produto subiu mais de 20%, como mostra uma reportagem publicada pelo portal de notícia Uol, no dia 1º de abril de 2022. Então, o blog Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Gás de cozinha está caro? Confira essas dicas incríveis para economizar e diminuir impacto no orçamento

Como gastar pouco gás de cozinha?

Agora, muitas pessoas ficam em dúvida se é possível economizar gás, assim como fazemos com o combustível do carro. No entanto, é possível sim e uma dessas medidas é manter o fogão sempre limpo.

Além de uma questão de higiene, ainda tirar as impurezas do equipamento e vai fazer com que precise fazer menos força. Consequentemente, também vai gastar menos gás, em uma medida simples e funcional.

Mas também devemos perder algumas manias, como ficar abrindo o forno toda hora para verificar algo que estamos assando. Aliás, no caso do fogão, ainda é interessante até deixar pré-aquecido, pois, assim, vai conseguir também economizar o seu gás.

Outra dica importante é organizar um dia para cozinhar, assim como fazemos para lavar roupa ou passar. Desta maneira, é possível cozinhar alguns produtos de uma só vez e guardar na geladeira para consumir depois. E não vai precisar ficar ligando e desligando o gás, pois, isso também faz gastar mais.

O que pode fazer o gás acabar tão rápido?

Assim como temos que verificar a mecânica do carro, os cabos e o jogo de velas, devemos fazer o mesmo com o fogão. Afinal de contas, os cabos que ligam o aparelho ao botijão podem também ressecar com o tempo.

Desta maneira, vai acabar consumindo gás mais rápido, além de aumentar risco de acidentes. Por isso, veja a data de validade do equipamento e até mesmo confira a válvula do botijão de gás. Então, quanto mais nova estiver, melhor e mais seguro vai ser. E ainda vai aliviar o seu bolso, que é o objetivo principal deste post.

É correto deixar a válvula do gás pela metade?

Por fim, algumas pessoas usam teorias extraídas da internet, como deixar a válvula do gás desligado ou pela metade para economizar. No entanto, isso não vai ajudar em cada. Pelo contrário, vai fazer gastar ainda mais gás de cozinha e poderá também colocar sua casa em risco. Portanto, use apenas as dicas mencionadas anteriormente.

 

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes