IR: 5º lote da restituição do Imposto de Renda liberado em setembro; saiba o que fazer se não receber

Caiu na malha fina? Saiba como fazer para resolver o problema na Receita Federal Foto: Canva

Caiu na malha fina? Saiba como fazer para resolver o problema na Receita Federal Foto: Canva

São José dos Campos-SP, 19 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O 5º lote da restituição do IR (Imposto de Renda), será liberado para consulta a partir próxima sexta-feira (23), segundo a Receita Federal. Assim, será o último lote disponibilizado neste ano.

Desta maneira, quem ainda não recebe, deverá receber a restituição do IR ainda nesta semana. Caso contrário, é porque caiu na malha fina e vai precisar fazer uma retificação para receber o valor de volta.

Além disso, segundo a Receita Federal, o valor para quem não caiu na malha final será disponibilizado na conta até o dia 30 de setembro, ou seja, a outra sexta-feira. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Quanto tempo demora para receber a restituição do imposto de renda?

Atualmente, a Receita Federal tem cinco lotes de restituição de imposto de renda para os trabalhadores não-isentos. Neste caso, quanto mais cedo declarar o imposto, mais cedo vai receber a restituição.

Desta maneira, assim que o governo liberar a data para entrega, já tenha em mãos todos os documentos necessários e faça essa declaração de forma online. Além disso, pode aproveitar os dados do ano anterior para complementar o preenchimento, tornando mais fácil.

Normalmente, pessoas idosas têm preferência na hora de receber os valores, pagos em datas pré-estabelecidas pela Receita Federal. Inclusive, em 2022, a Receita antecipou um pouco o prazo do pagamento do último lote. Tanto é que, em anos anteriores, isso acontecia apenas em outubro.

Reportagem publicada pelo portal de notícias UOL, nesta segunda-feira (19), e assinada pela jornalista Giuliana Saringer, fala um pouco mais sobre a restituição em setembro.

IR: 5º lote da restituição do Imposto de Renda liberado nesta semana; saiba o que fazer se não receber

Qual o valor mínimo para declarar imposto de renda

De acordo com a regra atual, quem tem ganhos de R$28.559,70 em diante, é obrigado a declarar o imposto de renda. Caso contrário, vai receber multa da Receita Federal. Além disso, declarar tem a vantagem de pegar de volta algum valor que ficou retido na fonte no ano anterior.

No entanto, esse valor muda do dia em que entregou a declaração até o dia em que recebeu. Isso porque, durante este tempo, a Receita faz a correção dos juros, atualizado os valores para as pessoas.

Além disso, o total da restituição ou até mesmo do pagamento do imposto, vai depender muito de quantos bens a pessoa possui e até mesmo quantas fontes pagadoras.

O que acontece se cair na malha fina?

Caso o contribuinte caia na malha fina e não receba o valor até o quinto lote, poderá fazer uma declaração retificadora. Contudo, logo após declarar o imposto, já é possível acompanhar o andamento do procedimento pelo site do CAC.

Então, se tiver alguma irregularidade, já vai saber antes e poderá até fazer a declaração retificadora. Ainda assim, só terá o recebimento do valor da restituição mais para frente, depois do quinto lote do IR (Imposto de Renda).

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes