Real Digital é criptomoeda? Aprenda como funciona e o que vai mudar na economia do Brasil

ChatGPT como aliado para a organização da economia pessoal; confira. Foto: Canva

ChatGPT como aliado para a organização da economia pessoal; confira. Foto: Canva

São José dos Campos-SP, 11 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo brasileiro vai lançar, no primeiro semestre do ano que vem, o Real Digital. Isto é, o Brasil vai passar também a ter uma moeda digital.

Entretanto, esse dinheiro não é uma criptomoeda. Isso porque ele vai ter a mesma cotação do Real convencional. Além disso, poderá até mesmo ser trocado pro moeda física, com o mesmo valor.

Então, no caso de uma criptomoeda, ela tem uma cotação própria, onde os valores podem variar durante o dia, igual o mercado de ações. Já no caso do Real Digital, será uma situação diferente. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Oque é Real Digital?

O Real Digital é uma moeda que será emitida diretamente pelo Banco Central do Brasil. Portanto, como já dito anteriormente, é uma moeda que vai ser usada de forma virtual, mas com os mesmos valores do Real convencional.

Inclusive, quem vai intermediar a distribuição desta moeda virtual são os próprios bancos, assim como já acontece hoje. Inclusive, também poderá ter distribuição de outras instituições financeiras devidamente credenciadas pelo Banco Central.

Real Digital é criptomoeda? Aprenda como funciona e o que vai mudar na economia do Brasil. Foto: Canva

 

Além disso, tem a questão jurídica e cibernética, já que essa moeda também conta com um sistema de segurança definido. Segundo o Banco Central, o novo Real vai atuar em uma rede nomeada Web3. Por lá, vão acontecer todas as transações de forma segura.

Como funciona o Real Digital e o que muda?

Uma reportagem publicada pelo portal de notícias G1 e assinada pelo jornalista Alexandro Martello, no dia 4 de setembro de 2022, mostra que a moeda virtual poderá baratear os custos das operações bancárias.

Durante a reportagem, o Banco Central explica que a moeda não terá nenhum rendimento extra, apenas será uma versão digital da moeda já existente. E a ideia é garantir maior inclusão digital nos próximos tempos.

Outra questão importante sobre o Real Digital é que ele não valerá como meio de empréstimo dos bancos a outros clientes. Ao contrário do que acontece com a moeda física, que colocamos na caderneta de poupança, por exemplo.

Até porque o Real Digital não vai ter um rendimento extra e a cotação será exatamente a mesma da moeda física. Apenas será um método virtual.

O Real digital já foi lançado no Brasil?

Por fim, esse é um projeto-piloto que ainda não lançou no Brasil. Essa moeda está prevista para chegar no segundo semestre do ano que vem. Isso porque o Banco Central ainda trabalha nos processos de detalhamento do novo produto.

Por isso, o Real Digital já é um plano concreto, vai existir no mercado brasileiro e vai surgir em 2023. Enquanto isso, fica a expectativa de um produto que promete baratear as transações bancárias.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes