Eleições: Lula tem 50% contra 43% de Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Ipec

Eleições: Lula tem 54% das intenções de voto contra 46% de Bolsonaro, diz pesquisa Ipec

Eleições: Lula tem 54% das intenções de voto contra 46% de Bolsonaro, diz pesquisa Ipec

São José dos Campos-SP, 24 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de votos contra 43% de Jair Bolsonaro para as eleições presidenciais deste ano. Os dados foram divulgados no início da noite desta segunda-feira (24) pelo Instituto Ipec.

Ainda segundo a pesquisa, os que vão votar em branco ou nulo somam 5%. Enquanto isso, outros 2% não sabem ou não responderam em quem vão votar nessas eleições presidenciais. De acordo com o Ipec, na pesquisa anterior, há uma semana, o resultado foi exatamente o mesmo.

Agora, o segundo turno das eleições presidências acontece no próximo domingo (30), com votação das 9h às 17h, pelo horário de Brasília. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos válidos nas eleições

Ainda segundo a pesquisa que o Ipec divulgou nesta segunda-feira, se for considerar apenas os votos válidos, Lula fica com 54%, contra 46% de Bolsonaro. Isso porque, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para a contagem final dos votos nas eleições se consideram apenas os votos válidos.

Para esta pesquisa do Ipec, a margem de erros é a mesma das anteriores, ou seja, dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, o índice de confiança do levantamento segue em 95%.

Então, para cada 100 pesquisas que se realiza, se acertam o resultado em 95 delas. Assim, aumenta também a confiabilidade do resultado final.

Eleições: Lula tem 50% contra 43% de Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Ipec. Foto: Canva

Além disso, a pesquisa sobre as eleições aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, onde o Ipec entrevistou 3.008 eleitores em 183 cidades. Mas podem participar apenas pessoas acima dos 16 anos, ou seja, quem já está apto para votar.

O que é o segundo turno

No Brasil, o segundo turno das eleições acontece desde 1989, quando o país voltou a ter votação direita para presidente depois de quase 30 anos. Na prática, a eleição tem um turno com todos os candidatos.

Depois, os dois primeiros colocados vão para o segundo turno, desde que o primeiro colocado não tenha ao menos 50% dos votos válidos mais um. Então, se isso acontecer, o pleito se define ainda no primeiro turno.

Desde a redemocratização e a volta da eleição direta, houve segundo turno em 1989, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Apenas em 1994 e 1998 o presidente se elegeu ainda no primeiro turno. Na época, foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Por fim, quem ganhar as eleições presidenciais deste ano assume o cargo no próximo dia 1º de janeiro, com mandato de quatro anos. Se estiver ainda no primeiro mandato, terá o direito a disputar a reeleição para mais quatro anos.

Além das eleições presidências, há também o segundo turno em 12 estados brasileiros, que ainda não elegeram seus governadores no primeiro turno. Além de oito cidades que também vão escolher seus prefeitos.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes