Crianças de 3 a 5 anos começam a tomar a Coronavac; estados se organizam para imunização

Crianças de 3 a 5 anos começam a tomar a Coronavac; estados se organizam para imunização. Foto: Canva

Crianças de 3 a 5 anos começam a tomar a Coronavac; estados se organizam para imunização. Foto: Canva

São José dos Campos, 17 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As crianças de 3 a 5 anos, finalmente, já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Isso porque, nesta última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu o uso da Coronavac.

Assim, a vacina chinesa da Sinovac e produzida também pelo Instituto Butantã, de São Paulo, é a nova esperança para as crianças que ainda estavam sem a imunidade contra o vírus. Agora, estados e municípios já começam a se organizar para comprar novas doses e aplicar nos pequenos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, mas de 670 mil brasileiros já morreram devido à doença. A partir de janeiro de 2021, com o início imunização, os óbitos diminuíram até 90% em alguns lugares. Atualmente, os adultos de até 35 anos já estão tomando a quarta dose do imunizante. E o Diario Sp falará um pouco sobre o assunto.

Início da vacinação

Assim como os adultos, as crianças de 3 a 5 anos vão tomar duas doses no intervalo de 28 dias. Além disso, é comum sentir dor no braço, febre baixa e mal-estar durante ao menos um dia. Mas, duas semanas depois, estarão devidamente imunizadas.

Crianças de 3 a 5 anos começam a tomar a Coronavac; estados se organizam para imunização. Foto: Canva

 

Em entrevista ao canal de notícias CNN, Gustavo Medes, gerente da Anvisa, disse que a vacina pode reduzir em cerca de 55% o risco de internação para crianças com Covid-19 após a vacinação com a Coronavc.

Ou seja, a criança imunizada com a vacina contra o novo coronavírus terá mais de 50% de chances de não precisar de internação caso contraia a doença. Consequentemente, isso ajuda a não superlotar leitos de hospitais e pronto-socorros, que tiveram muitos problemas no auge da pandemia da Covid-19.

Agora a vacina da Coronavac segue o uso emergencial pediátrico. Mesmo não sendo 100% eficaz, já vai gerar um impacto positivo e diminuir até mesmo a circulação do vírus entre as pessoas.

Atualmente, apenas o estado do Rio de Janeiro começou a imunizar as crianças de 3 a 5 anos. Já os demais devem começar nos próximos dias. Assim, a expectativa é de que se organizarem para o trabalho que já acontece diariamente com as outras faixas etárias.

Leque de vacinas

Atualmente, o Brasil possui diversas vacinas contra a Covid-19. A Coronavac foi a primeira a ser usada pelos gestores públicos. Então, depois começaram a Astrazeneca, Janssen (este de dose única) e Pfizer. A polêmica vacina russa Sputnik 5 não chegou a ser aprovada até agora pela Anvisa.

Por fim, a OMS (Organização Mundial de Saúde) informou recentemente que ainda é necessário cuidado com a doença e que a pandemia do novo coronavírus ainda está longe de acabar no mundo todo.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes