Mais de 90% dos paulistas aprovam uso de câmeras pelos PMs; diz Datafolha

Mais de 90% dos paulistas aprova uso de câmera pela PM, diz Datafolha. Foto: Canva

Mais de 90% dos paulistas aprova uso de câmera pela PM, diz Datafolha. Foto: Canva

São José dos Campos, 07 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Datafolha divulgou pesquisa nesta quinta-feira (07), onde mostra que 91% da população paulista apoia o uso de câmeras pelos policiais militares durante as ações. Assim, outros 7% se dizem contrários e outros 2% não sabem ou não responderam, segundo os dados do instituto.

E o Datafolha realizou o levantamento entre 28 até 30 de junho, com pessoas acima de 16 anos. No total, a pesquisa ouviu 1.806 pessoas em 61 cidades espalhadas pelo estado. A margem de erros é de 3%, tanto para mais quanto para menos.

Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) o número de mortes em decorrência de ação policial caiu 46% no estado. Isso aconteceu entre junho e setembro do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aliás, o serviço é feito desde junho do ano passado. Assim, os policiais militares em ação precisam usar a câmera embutida no uniforme. O Diário Sp lembra que o objetivo é garantir a segurança tanto do policial quanto de quem é abortado nas ações.

Atualmente, o sistema é amplamente defendido pelo governo do estado de São Paulo, com poucos índices de rejeição ao uso. Tanto é que, até o final do ano, o governo paulista promete distribuir mais 10 mil câmeras aos policiais militares para ampliar o atendimento nas ruas.

Datafolha comprova que outros estados também aprovam

No entanto, o equipamento tem aprovação de mais de 90% dos entrevistados também em outros estados. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a adotar o equipamento para os policiais.

Agora, desde o final de maio, o Rio de Janeiro também implantou o equipamento para o uso dos profissionais de segurança pública. Por lá, segundo o DataFolha, a aprovação ao uso do equipamento atinge 92% da população. Enquanto isso, outros 6% são contrários, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam ao levantamento.

No entanto, como o serviço ainda está começando, menos de 10% do efetivo policial do estado já tem a câmera nos uniformes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio, 3.779 unidades do equipamento já foram instaladas.

Mais de 90% dos paulistas aprova uso de câmera pela PM, diz Datafolha. Foto: Canva

 

No Rio, o Datafolha ouviu 1.218 moradores do dia 29 de junho até o último 1º de julho, em 32 cidades fluminenses.

Em Minas

Por fim, em Minas Gerais, onde o Datafolha também consultou moradores, o estado ainda não começou a instalar a câmera no uniforme dos policiais para usar no dia a dia. Entretanto, o governo deve iniciar até o final do ano.

Quanto à aprovação, também 92% dos mineiros aprovam e outros 7% são contra. Outros 1% não sabem ou não responderam ao levantamento. Assim, a pesquisa ouviu 1.204 moradores em 52 cidades. A abordagem aos entrevistados aconteceu também do dia 29 de junho até o último 1º de julho. Outros estados brasileiros ainda não sinalizaram se vão utilizar as câmeras pelos policiais.

Marcos Eduardo: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Notícias recentes