São Paulo mobilizou mais de 80 mil pessoas em ações ambientais na última semana de abril. Isso por conta do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Atenção Básica.
Esse evento, que também teve participação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, realizou diversas ações ambientas.
Segundo dados divulgados pela prefeitura, foram 3.500 ações coletivas, além de 26.100 visitas feitas de forma ambiental nas casas. No total, 82.900 munícipes receberam algum tipo de orientação sobre a importância das áreas verdes na capital.
Ações ambientais plantaram árvores

Nesta toada de ações ambientais, a prefeitura de São Paulo informou que, durante o mês de abril, a cidade plantou 96 mudas de árvores. E isso aconteceu dentro deste programa, onde a meta é chegar a 129 até o final do ano.
Segundo a administração, a perspectiva é que esse plantio perdure até o final do ano. Até mesmo o secretário de saúde da capital, Luiz Carlos Zamarco, participou de uma ação na cidade, na região central.
Durante a semana cheia de ações, um dos focos foi educativo. Por exemplo, teve exposição de painéis integrativos e, ainda, mesas expositivas. Entre os temas, as ilhas de calor, algo que é um problema recorrente na cidade que conta com mais de 12 milhões de habitantes.
Inclusive, teve teatro infantil sobre proteção solar e hidratação, além de conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos. Desse modo, foi uma oportunidade de ensinar corretamente a valorizar e conservar o meio ambiente.
Outro ponto que se abordou durante o período foi sobre a proliferação do aedes aegypt. O mosquito é o responsável ela transmissão da dengue, que também gera muitos problemas para o sistema de saúde.
Coordenador defende equilíbrio do meio ambiente
O coordenador da Divisão de Promoção à Saúde da Coordenadoria da Atenção Básica, Patrício Gomes Moreira, afirmou que o programa visa proporcionar equilíbrio no meio ambiente. E que isso é essencial para a melhoria da nossa saúde.
A preservação da biodiversidade e dos ecossistemas também protege contra doenças infecciosas e reduz o risco de exposição a substâncias químicas nocivas, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e a promoção do bem-estar físico e mental
No momento, o programa de ações ambientais em São Paulo já conta com 340 agentes. E estes trabalham em conjunto com outros 9.000 agentes comunitários de saúde da capital paulista, ligados à prefeitura, sempre na tentativa de garantir a melhor qualidade em diversos setores da cidade.








