Direitos

Como fazer a inscrição para o ENCCEJA 2023 no INEP pela internet

Desde 2002, o ENCCEJA tem como objetivo ajudar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2023. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e proporciona uma nova chance para aqueles que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio no tempo regular.

O que é o ENCCEJA?

Desde 2002, o ENCCEJA tem como objetivo ajudar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. Através desse exame, é possível obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio, possibilitando novas oportunidades educacionais e profissionais.

Como se inscrever no ENCCEJA 2023?

A inscrição para o ENCCEJA 2023 é realizada de forma online, através da Página Oficial do ENCCEJA. Neste mesmo local, é possível solicitar atendimentos especializados para o dia do exame.

Atendimento especializado no ENCCEJA

O ENCCEJA disponibiliza atendimentos especializados para candidatos com:

  • Baixa visão, cegueira, visão monocular, surdocegueira, deficiência auditiva, surdez;
  • Deficiência intelectual (mental), deficiência física, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia;
  • Gestantes, lactantes, idosos;
  • Estudantes em classe hospitalar e/ou pessoas com outra condição específica.

Para realizar a inscrição é necessário o cadastro de dados pessoais, como CPF, data de nascimento, endereço e o CEP da localidade.

Justificativa de Ausência e Local da Prova

É importante mencionar que, caso o candidato falte a qualquer uma das provas do ENCCEJA 2023, será necessário apresentar uma justificativa de ausência para poder se inscrever no exame do próximo ano. Os locais de aplicação da prova podem ser conferidos na Página Oficial do ENCCEJA.

Data da Prova do ENCCEJA 2023

O exame do ENCCEJA será realizado no dia 27 de agosto de 2023. Não perca as datas importantes relacionadas ao exame, confira o calendário completo.

Prepare-se para o ENCCEJA 2023

Com a inscrição feita, é importante que o candidato se prepare adequadamente para o exame. O ENCCEJA abrange uma ampla gama de tópicos, e uma preparação eficaz pode ser a chave para uma pontuação de sucesso. Existem diversos recursos disponíveis online, incluindo guias de estudo e provas de anos anteriores.

Dicas para o dia da prova do ENCCEJA

No dia do exame, é importante chegar ao local da prova com antecedência para evitar contratempos. Lembre-se de levar um documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição. Também é aconselhável levar água e um lanche, já que a prova pode ser longa.

Resultados do ENCCEJA 2023

Os resultados do ENCCEJA 2023 serão divulgados alguns meses após a realização do exame, na Página Oficial do ENCCEJA. Os participantes aprovados receberão uma certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio, que poderá abrir novas oportunidades de estudos e melhorar as perspectivas de emprego.

A participação no ENCCEJA pode ser um grande passo em direção a um futuro melhor. Portanto, faça sua inscrição, prepare-se adequadamente e boa sorte!

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo